Pílula Biográfica: No dia do Filósofo, um pouco da história de Caetano Veloso, que foi estudante de filosofia

Posted by Chris Fuscaldo Category: Garota FM

Hoje é dia do Filósofo e você sabia que Caetano Veloso estudou Filosofia? Aos 18 anos, Caetano se mudou com a família de Santo Amaro, no Racôncavo Baiano, para Salvador. Três anos depois, ele ingressou no curso de filosofia da Universidade Federal da Bahia. Naquele mesmo 1963, Caetano foi apresentado a Gilberto Gil pelo produtor Roberto Santana. A faculdade abriu as portas da percepção do jovem, assim como a efervencente cena cultural da capital que vinha frequentando.

Cinema, teatro, exposições de artes e a convivência com Gil, Gal Costa e outros ampliaram seus horizontes. Enquanto Caetano começava a experimentar a música compondo trilhas para peças teatrais, sua irmã Maria Bethania ia conquistando seguidores com sua voz. Não demorou para ele começar a acompanhá-la ao violão. Em 1964, Bethânia foi convidada a substituir Nara Leão no espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro. O irmão foi junto e, no ano seguinte, acabou indo para São Paulo após ter uma canção (“Boa palavra”) classificada em um festival dirigido por Solano Ribeiro na TV Excelsior. Não tinha mais jeito de Caetano Veloso ficar em Salvador: naquele 1965, ele abandonou a faculdade para se mudar de vez com Bethânia para o Rio de Janeiro. E, na sequência, ir para São Paulo, onde reencontrou Gil para, juntos, fazerem história e filosofarem na prática através da Tropicália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>