Conheça os portuguesas do daguida e seu clipe ‘Passageiro’

Já faz tempo que estou de olho na música de Portugal. Primeiro, claro, conheci o fado. “Claro” porque sou bisneta de portugueses e meu primeiro mergulho na cultura desses meus antepassados foi uma noite em uma casa de fados, em Lisboa, em que fui levada por minha avó. Em minha ida ao Porto, onde de fato estão os remanescentes da família Máxima Figueiredo, meus primos me carregaram para um lugar onde tocava música brasileira. Isso aconteceu em 1998 e eu só fui entender que Portugal tinha muito mais do que fado e música brasileira muitos anos depois.

Continuei ouvindo fado, nos anos seguintes, já com artistas contemporâneos como Carminho e António Zambujo. E foi no ano passado que me deparei com uma produção tão diversa quanto não imaginava. No MIMO Festival 2017, conheci o rap português com Capicua e o rock com Manel Cruz. Curiosamente, todos eles são do Porto, cidade de onde meus bisavós saíram. Com António Serginho, integrante da banda que acompanha Manel, conheci uma nova onda que mistura ritmos e sonoridades muito familiares para nós brasileiros.  Ele faz parte do grupo daguida (assim mesmo, com inicial minúscula), formado também por Yuran e João Pedro, que lançou recentemente o clipe da canção Passageiro. Não vale a pena tentar rotular, mas sentir as referências. Portugal e Brasil, definitivamente, falam a mesma língua.

One thought on “Conheça os portuguesas do daguida e seu clipe ‘Passageiro’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>