Lançamento do livro sobre o Campo de São Bento emociona em Niterói

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos

Este ano me desdobrei em várias para dar conta de Viver é Melhor Que Sonhar: Os últimos caminhos de Belchior, dos outros projetos e da Niterói Livros. Quase não dei conta, em alguns momentos. Mas viver o que vivemos na segunda-feira me fez ver que valeu a pena. Chorar com Dona Dea (mãe de Paulo Gustavo), a quem dedicamos o primeiro livro que editei pelo selo da Fundação de Arte de Niterói (FAN), mostrou que meu coração quase explode, mas aguenta. O livro é um sonho de Marcos Sabino, presidente da FAN, que conseguimos realizar este ano, durante a gestão do prefeito Axel Grael. O evento de lançamento aconteceu no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno na última segunda-feira, 22 de novembro, dia do aniversário de Niterói.

Leia no site oficial

O livro Campo de São Bento – Trajetórias e Memórias do Parque Prefeito Ferraz foi dividido em quatro seções. Intitulada “O Campo, a cidade e a vida – Notas sobre o Campo de São Bento”, a primeira traz um texto da historiadora Andréa Telo da Côrte que situa o parque na história da formação de Niterói, permeada por imagens antigas da cidade. Ilustrada pelo infográfico de André Luiz Barroso e por um belíssimo ensaio fotográfico de Paulinho Muniz, Leo Zulluh e Luiz Ferreira, a segunda seção do livro, intitulada “Você está aqui”, oferece ao leitor informações sobre a geografia do Campo de São Bento.

Assinada pelo jornalista e historiador Carlos Eduardo Lima, a terceira se chama “O Campo de São Bento como guardião da identidade de Niterói” e remonta à história contemporânea dessa área conhecida como pulmão verde da cidade. O melhor dessa parte – considerada o pulmão do livro – são as fotos enviadas por niteroienses após chamada pública que fizemos a través das redes sociais da Prefeitura e os depoimentos de meus conterrâneos (ou forasteiros apaixonados). A revitalização do Campo de São Bento: 2018-2020” encerra o conteúdo apresentando os resultados da reforma do parque, que recebeu melhorias após sugestões coletadas em uma consulta pública. E traz imagens das obras registradas por Alexandre Moraes, biólogo fiscal da implantação do novo paisagismo do Campo de São Bento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>