Pílula Biográfica: Uma análise sobre o cabelo branco de Belchior

Posted by Chris Fuscaldo Category: Garota FM

Hoje é o dia internacional das vítimas de desaparecimento forçado. Não é exatamente o caso de Belchior, que “desapareceu” por escolha própria se usarmos essa palavra olhando pela ótica simplista que resume a uma atitude destrambelhada o desejo infantil de largar tudo. Se complexificarmos um pouco mais – como eu e Marcelo Bortoloti tentamos fazer no livro Viver é Melhor que Sonhar: Os últimos caminhos de Belchior, ele não “desapareceu”, mas tentou tirar um tempo para si mesmo e acabou obrigado a fugir da perseguição da mídia e, um tempo depois, da justiça.

A partir da metade da história mais ou menos, ele acabou forçado a se esconder de jornalistas e de uma possível busca judicial. Mas, claro, nada disso se compara aos sumiços que deixam tantas famílias em desespero e com um vazio impossível de preencher em casa e no coração (muitas histórias de crimes ou envolvendo problemas mentais). Mesmo com tudo o que aconteceu, Belchior teve oportunidades de mudar o rumo da sua trajetória, e não voltou atrás porque não quis. Ele ainda deixou um pouco de sua história pelo caminho por onde passou. A ilustração deste post é um dos desenhos que deixou em uma das casas onde se hospedou. E, curiosamente, ela traz um Belchior que jamais seria visto: com bigode e cabelos brancos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>