Pílula Biográfica: Kiss se inspirou no Secos & Molhados ou o contrário?

Posted by Chris Fuscaldo Category: Garota FM

A “lenda da América do Sul”, como dizem os norte-americanos sobre aquela história de que a banda Kiss teria inspirado sua maquiagem na do Secos & Molhados, é mesmo uma lenda. Ney Matogrosso havia participado de uma reunião com produtores gringos durante a passagem de seu grupo pelo México e, por isso, conjecturou que, depois de ele se negar a fazer uma parceria que o levaria para a América do Norte, dali os produtores saíram com a ideia de levar sua maquiagem a uma nova banda.

No livro “Ney Matogrosso – A biografia”, Julio Maria enumera os fatos que provam que Ney e tanta gente se enganou. Um deles: O Kiss fez seu primeiro show no dia 30 de janeiro de 1973, um ano e meio antes de os Secos & Molhados irem ao México, e sua inspiração foram bandas como Slade, Humble Pie e Who, e atutudes de Alice Cooper, David Bowie e The Crazy World of Arthur Brown, cujo líder, Arthur Brown, usava uma maquiagem preta em volta dos olhos e dos lábios e um chifre de metal acoplado à cabeça que pegava fogo durante as apresentações, desde 1967 (Cooper desde 1969 e Bowie pelo menos desde seu terceiro álbum, The Man Who Sold the World, em 1970).

Como diz Julio, “um empresário maldoso teria argumentos para dizer que os Secos & Molhados é que haviam se inspirado em qualquer um desses artistas em 1973, o que não seria nenhum demérito”.

Pílula biográfica em homenagem ao aniversário de Ney Matogrosso, em 1 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>