Fórum de Ideias do Mimo em Paraty foi transformador

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos Tag: ,

O fim de semana foi de muita concentração, reflexão e aprendizado na edição realizada em Paraty (RJ) do Mimo Festival. Fui convidada a mediar as falas de três grandes artistas da música mundial no Fórum de Ideias, evento que acontece entre um show, um filme e um workshop da etapa educativa e outro. Conversei com as cantoras e compositoras Liniker (Brasil), Teresa Salgueiro (Portugal) e Oumou Sangare (Mali) e saí transformada (ou, melhor dizendo, atravessada) da Casa da Cultura de Paraty, que sediou nossos encontros.

Veja o álbum de fotos

Intitulado Deixa eu Bagunçar Você, o bate papo na sexta-feira (06/10) teve Liniker falando de seu papel de mulher transexual, negra e artista, da transformação pela qual vem passando, de sua condição de fenômeno da música brasileira com canções de empoderamento social e muitas outras coisas. Liniker mostrou-se bastante à vontade com todos e qualquer assunto e recebeu muito carinho da plateia. No show que levou ao palco da Praça da Matriz, ela mostrou sua potência vocal e a ótima performance

Teresa Salgueiro, apresentou no sábado (07/10) um estudo maravilhoso sobre o fado português e a grande rainha do gênero intitulado Amália. A cantora e compositora de Portugal, reconhecida no mundo após fazer um sucesso estrondoso como vocalista do grupo Madredeus, tem um trabalho autoral lindo, mas sua paixão pela biografia da cantora que levou o fado para fora de seu país a fez querer trazer para os brasileiros a sua bela pesquisa.

A Mulher Africana na Sociedade Atual foi o nome da edição do Fórum de Ideias comandada no domingo (08/10) pela cantora e compositora malinesa Oumou Sangare. Ela se consagrou com sua voz e sua música e vem usando esse espaço dado a ela também para divulgar seu ativismo na defesa da mulher na sociedade africana. Com sua potência e empoderamento, ela falou de sua luta contra o casamento forçado de meninas, contra a poligamia mal utilizada e as desigualdades. Oumou chorou durante sua fala e fez muita gente chorar no auditório. Por outro lado, em seu show, colocou todo mundo para dançar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>