Rock in Rio 30 Anos: Livro celebra aniversário com depoimentos e histórias das 15 edições

Foi um prazer receber o convite da Editora 5W para trabalhar no livro que celebraria os 30 anos do maior festival do Brasil e que eu acompanho desde sua terceira edição, o Rock in Rio. Criado em 1985, quando eu ainda era uma criança, ele passou alguns anos sem repeteco e voltou ao Rio de Janeiro em 1991. Só em 2001 tive a oportunidade (na verdade, idade suficiente) para assistir a vários dias de shows incríveis. No retorno ao Brasil – depois de se estabelecer em Portugal – o Rock in Rio, em 2011, fincou suas bases na sua cidade natal e nunca mais deixou de levar milhares de pessoas ao delírio, com sua programação extensa e diversificada.

Em 1985, eu tinha apenas quatro anos, mas nunca perdi a memória das pessoas contando histórias sobre o show do Queen, a vinda de James Taylor ao Brasil, a surpresa que foi ver Alceu Valença fazendo rock no palco e Gilberto Gil mostrando que o Brasil também merece esse espaço. E aquele papo de que todo mundo atolou na lama que se acumulou depois de um temporal em um dos dias do festival? Essa não só virou uma história clássica como ganhou a capa do livro Rock in Rio 30 Anos, para o qual fiz uma extensa pesquisa e entrevistei diversos personagens dessa história para a coleta de depoimentos.

O livro foi lançado dias antes da edição de 2015 do Rock in Rio, com direito a sessão de autógrafo de Roberto Medina, idealizador do grande evento, no shopping Rio Designe Barra,e a presença de Michaela Penasse (coordenadora do projeto) e Aline Peixoto (que colaborou na pesquisa). Com capa dura, a edição de luxo – de 5 quilos, 30,5 cm x 37 cm e tiragem de 5 mil cópias (R$ 250 cada) – reúne em 336 páginas fotos históricas e textos que contam a história do começo na Cidade do Rock enlameada até a chegada dessa sexta edição, tendo fixado residência também em Lisboa e passado por Madri e Las Vegas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>