Rage Against The Machine interrompe show no SWU por causa de tumulto e de falha no som

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos

Matéria publicada no site do jornal O Globo em 10/10/2010 (veja)

Zack de la Rocha em foto de Divulgação / InpressITU, São Paulo – Estava tudo indo muito bem até que o Rage Against The Machine entrou no Palco Ar, montado na fazenda Maeda, em Itu, para show no SWU Music and Arts Festival. Brothers of Brazil, Infectious Grooves, Mutantes, Los Hermanos . Tudo correu na mais perfeita ordem durante as apresentações das mais de 20 atrações, divididas entre quatro palcos. Durante o show do The Mars Volta, a confusão começou a ser anunciada: enquanto a banda texana tocava, a plateia gritava “Rage, Rage, Rage…”. Quando Zack de la Rocha e companhia iniciaram seu show, os fãs iniciaram um processo de animação que misturou pulos com empurra-empurra. Muitos desesperaram e tentaram deixar a frente do palco, mas chegar aos fundos tornou-se algo impossível. Logo, o show foi interrompido pela produção, que colocou como condição para que tudo seguisse normalmente um pedido para que todo mundo desse três passos para trás. O vocalista voltou ao palco e também pediu atenção.

– Poderíamos estar animados por estar aqui, mas queremos que tenham cuidado. Vamos continuar o show e tocar todas as nossas músicas se tivermos certeza de que vocês estarão cuidando uns dos outros – declarou Zack.

Fãs da primeira fila forçaram as grades da pista Premium e tentaram invadir a área. Pessoas foram retiradas pelos seguranças e algumas foram atendidas no Posto Médico do festival. A sensação de pânico foi geral.

– Eu sabia que as pessoas iam pular, mas não imaginei que seria tão agressivo assim. Estava esperando esse show há anos, consegui um lugar bom a uns trezentos metros do palco e, quando vi, tinha sido cuspido para a parte de trás – declarou o fã Marco Konopacki, que saiu de Curitiba só para ver a banda.

Minutos depois, os ânimos pareciam contidos e a banda californiana prosseguiu. Clássicos como “Guerilla radio”, “Settle for nothing”, “Fisfill of stell”e “Born of a broken man” voltaram a levantar a galera do chão. Até que o som parou. Não para os integrantes do Rage Against The Machine, que, com a audição do retorno, seguiram tocando empolgadíssimos. Com o silêncio do lado de cá, a plateia ensaiou uma vaia, reclamou e acabou esfriando. Sem uma explicação plausível – afinal, só naquele palco foram três os shows bem sucedidos anteriormente – a falha na mesa de som parecia estar sofrendo a influência de uma energia ruim. Passado o “climão”, a banda voltou a tocar, com o baixista e o guitarrista sempre batendo nas cordas dos seus instrumentos antes de iniciar qualquer música.

Atração mais esperada da noite, o Rage Against The Machine deve ter se decepcionado. O contexto acabou decepcionando parte da plateia, que ficou mais triste ainda quando a banda se despediu, com “Kill in the name”: tendo começado às 22h20 e terminado às 23h30, deu menos de uma hora de show, afinal, foram três pausas de cerca de cinco minutos cada uma.

Entre as outras atrações do primeiro dia de SWU Music and Arts Festival estavam Macaco Bong (Palco Água), Infectious Grooves (Palco Ar), Letuce, qinhO, Superguidis, Mallu Magalhães e Cidadão Instigado (Palco Oi Novo Som). Na Tenda Heineken Greenspace, tinha música eletrônica de Glocal, The Twelves, DJ Marky e Steve Angelo, entre outros.

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM

2 thoughts on “Rage Against The Machine interrompe show no SWU por causa de tumulto e de falha no som

  1. Eu estava no camping e fui embora por conta de todo o descaso do festival, que está tratando a galera do camping(de concentração) como animais. A falta de uma explicação pela falha no som(por parte da organização e da banda) pra mim foi a gota d’água. Foi patético ver a banda voltar a tocar como se nada tivesse acontecido, mas mais patético foi ver o público sair satisfeito após ter pago tão caro por serviços tão ruins. Eu sei que problemas acontecem, mas o pessoal do SWU “avacalhou”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>