Prêmio da Música teve belas homenagens a Tom Jobim, mas…

Posted by Chris Fuscaldo Category: Shows e eventos

Escrever sobre o Prêmio da Música Brasileira tem sido um exercício anual de comparação. Único no país que abrange em suas categorias muitos (mas não todos) os estilos que temos espalhados por aí, o prêmio tem tentado se mostrar correto e criativo a cada edição, mas, apesar dos acertos nesta 24ª, ainda há muito o que se consertar (e não “concertar”, porque neste quesito a organização/direção de José Maurício Machline está cada vez melhor).

Pianistas no Prêmio da Música BrasileiraSe no ano passado a maior conquista do prêmio foi a aquisição de Zélia Duncan como apresentadora, substituindo junto a Luana Piovani a dupla Deborah Bloch e Regina Casé – que no ano anterior tinham causado vergonha alheia -, este ano a parceria de ZD com Adriana Calcanhotto foi bem mais correta e de acordo, porém não tão empolgante quanto deveria ser. Para segurar a cerimônia, não tem jeito: é necessário ter uma boa performance e muito senso de humor. Zélia tem, como mostrou com a engraçadinha Luana na 23ª edição e como tentou mostrar na noite desta quarta-feira (12/06).

Nana Caymmi no Prêmio da Música BrasileiraElba Ramalho no Prêmio da Música BrasileiraAdriana é uma graça, mas não emprestou ao texto, quase o tempo todo sendo lido, a mesma emoção que  costuma colocar em suas interpretações musicais. Em meio às piadas contidas de Zélia, que não se soltou tanto quando em 2012, Adriana soltou uma muito boa: “Só Tom me faria dividir o palco com uma mulher mais alta do que eu, mais magra do que eu, com mais tatuagens do que eu e que corre maratona!” Quando Zélia levou os prêmios de melhor Álbum por “Tudo Esclarecido” e melhor Cantora na categoria Pop, Rock, Reggae, Hip Hop e Funk, a gaúcha que não ganhou o de melhor Álbum Infantil por “Partimpim 3”, completou a brincadeira: “Além de ser mais alta do que eu, mais magra do que eu, com mais tatuagens do que eu, levou dois prêmios. Não te trago mais!”

Cauby Peixoto no Prêmio da Música BrasileiraMonica Salmaso no Prêmio da Música BrasileiraZélia provou que tem intimidade com a função, brincando de falar correndo (para dar tempo de terminar o texto) quando o telão disparou um vídeo na hora errada e dando uma bitoca na boca de Cauby Peixoto quando o cantor subiu ao palco para pegar seus dois troféus, de melhor Cantor e melhor Álbum por “Minha Serenata” na categoria Canção Popular. Cauby, aliás, terminou o prêmio pedindo uma bitoca à jornalista que vos escreve, na saída do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Juro que só queria uma foto com o mestre, mas o Dia dos Namorados o inspirou e eu saí com uma relíquia!

Leila, Lenny e Tulipa no Prêmio da Música BrasileiraAs homenagens a Tom Jobim foram muito melhores do que as feitas a João Bosco no ano passado, mais criativas. A abertura, com grandes pianistas fazendo um número incrível, além de linda visualmente foi impactante musicalmente. Imaginem só seis pianos de calda com seis músicos daqueles que fazem qualquer um chorar? Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta, Cristóvão Bastos, Leandro Braga e João Carlos Coutinho tocaram “Eu Sei Que Vou Te Amar” no fosso onde costuma ficar a orquestra (que estava no palco sob direção de Jaques Morelenbaum) enquanto João Carlos Martins, em cima do palco, mostrou que está superando cada dia mais a doença degenerativa que tirou ele do piano durante um período.

Maria Gadú no Prêmio da Música BrasileiraZélia Duncan após ser premiada no Prêmio da Música BrasileiraNana Caymmi interpretou “Por causa de você” e Céu foi convidada a cantar “Insensatez”, deixando a desejar. No Twitter, o colega Pedro Só escreveu: “Nana Caymmi botou o Municipal abaixo. Céu constrangeu. A música de tom Jobim é foda, mas não é pra todas.” Concordei! Para tocar “Dindi”, João Bosco foi chamado ao palco. Ê, violão bom! A banda foi entrando aos poucos para uma bela interpretação! Maria Gadú foi a primeira cantora a trocar o vestido longo de diva por uma calça. De sapato de verniz, cantou “Chega de Saudade” depois de Adriana Calcanhotto dizer que “a história da música brasileira se escrever como antes e depois” do sucesso eternizado por João Gilberto. Mônica Salmaso arrrrrrrrrrrrasou cantando “Derradeira Primavera”! E, depois de um número em que Danilo Caymmi errou a letra de “Wave” no dueto com Paula Morelenbaum (com Daniel Jobim), Rosa Passos veio cantar lindamente “Inútil Paisagem”. Mais uma de calça, porém cheia de brilhos na roupa e na voz!

Nelson Sargento, Monarco e Alcione no Prêmio da Música BrasileiraDanilo Caymmi e Paula Morelenbaum no Prêmio da Música Brasileira 2Lenny Andrade, Leila Pinheiro e Tulipa Ruiz dividiram o palco para cantar “Brigas Nunca Mais”, “Desafinado” e “Garota de Ipanema”, respectivamente. Tulipa é boa, mas ficou ruim depois de Lenny Andrade e Leila Pinheiro. O número mais incrível foi, sem dúvida, o importado. Logo após dizer que “Tom Jobim mandou o Brasil para fora sem bananas e balangandãs”, Calcanhotto liberou o palco para os portugueses Carminho e Antônio Zambujo cantarem “Sabiá”. A bossa virou fado e o público ovacionou como a nenhuma outra apresentação. Eu chorei, confesso! E senti saudades de Portugal. Anunciado por Zélia, “o inigualável Ney Matogrosso” cantou, magnífico, “Se Todos Fossem Iguais a Você”.

Carminho e Antônio Zambujo no Prêmio da Música BrasileiraO prêmio pecou ao indicar três discos de Mario Adnet em duas categorias (Arranjador e Álbum Projeto Especial). Não é possível que não haja outros arranjadores e discos para não deixar com que o músico concorresse com ele mesmo! Aliás, falta atenção às cenas desconhecidas no eixo Rio-São Paulo, como a de rock do Sul e a do Tecnobrega do Norte. No evento, foram homenageados quatro artistas que faleceram recentemente: o percussionista, violonista, cantor e compositor Marku Ribas; o cantor e compositor Chorão; o compositor Paulo Vanzolini; e o cantor Emilio Santiago. A TV Globo exibirá a cerimônia neste domingo (16/06) depois do “Domingo Maior”.

Homenagem a Chorão e a Emílio Santiago no Prêmio da Música BrasileiraConfira a lista de vencedores:

CATEGORIA CANÇÃO POPULAR

Álbum: Minha Serenata – Cauby Peixoto – Thiago Marques Luiz
Dupla: Victor & Léo: “Ao Vivo em Floripa”
Grupo: Banda Eva – “Conexão Nagô Rede Tambor”
Cantor: Cauby Peixoto – “Minha Serenata”
Cantora: Ivete Sangalo – “Real Fantasia”

CATEGORIA PROJETO ESPECIAL + ELETRÔNICOS + ERUDITO + INFANTIL + LÍNGUA ESTRANGEIRA

Projeto Especial – Álbum: “Vinicius & Os Maestros”: Orquestra e Convidados – Mario Adnet – Mario Adnet
Eletrônico – Álbum: “Peregrino”: Projeto CCOMA – Swami Sagara e Moisés Matzenbacher
Erudito – Álbum: Villa-Lobos & Friends – Nelson Freire – Dominic Fyfe
Infantil – Álbum: “Par ou Ímpar Ao Vivo”: Kleiton & Kledir + Grupo Tholl – Kleiton e Kledir
Língua Estrangeira – Álbum: “Blubell & Black Tie” – Blubell & Black Tie – Swami Jr, Mario Manga, Fabio Tagliaferri e Blubell

CATEGORIA REGIONAL

Álbum: “A Revolta Dos Ritmos”: Moraes Moreira – Moraes Moreira e Alexandre Meu Rei (produtores)
Dupla: Kleuton e Karen: “A Viola Permanece”
Grupo: Orquestra Popular da Bomba do Hemetério: “Cabeça no Mundo”
Cantor: Moraes Moreira: “A Revolta dos Ritmos”
Cantora: Elba Ramalho: “Vambora lá Dançar”

POP/ROCK/REGGAE/HIPHOP/FUNK

Álbum: “Tudo Esclarecido”: Zélia Duncan – Alexandre Kassin
Grupo: Titãs: “Cabeça Dinossauro Ao Vivo 2012”
Cantor: Caetano Veloso: “Abraçaço”
Cantora: Zélia Duncan:“Tudo Esclarecido”

MPB

Álbum: “40 Anos Depois”: João Bosco – João Bosco, João Mário Linhares e Amaury Linhares (produtores)
Grupo: Orquestra Imperial: “Fazendo As Pazes Com o Swing”
Cantor: João Bosco: “40 anos depois”
Cantora: Maria Bethânia: “Oásis de Bethânia”

MELHOR CANÇÃO

“Carta de Amor” – Paulo César Pinheiro/Maria Bethania

REVELAÇÃO

Rodrigo Campos: “Bahia Fantástica”

DVD

“Alma Lírica Brasileira”: Monica Salmaso – Walter Carvalho

PROJETO VISUAL + ARRANJADOR

ARRANJADOR

Mario Adnet: “Vinicius & Os Maestros” -Mario Adnet

PROJETO VISUAL

Fernando Young e Quinta-Feira – Caetano Veloso: “Abraçaço”

INSTRUMENTAL

Álbum: “Villa-Lobos Superstar” – Pau Brasil – Rodolfo Stroeter (produtor)
Solista: Raul de Souza: “O Universo Musical de Raul de Souza”
Grupo: Pau Brasil: “Villa Lobos Superstar”

CATEGORIA SAMBA

Álbum: “O Samba da Mais Alta Patente”: Nelson Sargento – Paulão 7 Cordas
Grupo: Quinteto em Branco e Preto – “Quinteto”
Cantor: Monarco: “A Soberania do Samba”
Cantora: Alcione: “Duas Faces – Ao vivo na Mangueira”

 

4 thoughts on “Prêmio da Música teve belas homenagens a Tom Jobim, mas…

  1. Você sabe informar quem recebeu os prêmios por Bethânia? Soube que ela estava fazendo show em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>