Integrantes

O Comitê é composto por entidades não-governamentais e órgãos do Estado. A filiação é de caráter institucional e não pessoal. As entidades integrantes devem ter atuação em direitos humanos e/ou política internacional – no caso das ONGs, expressa em seu estatuto ou comprovada em atividades práticas. Somente o plenário do Comitê poderá decidir justificadamente pela inclusão, exclusão ou suspensão de qualquer de seus membros.

Entidades que compõem o Comitê atualmente:

ABIA– Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS

www.abiaids.org.br

ABGLT– Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais

www.abglt.org.br

Artigo 19 – Brasil

www.artigo19.org/

Comunidade Bahá’í do Brasil

www.secext-bahai.blogspot.com

Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados

www.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm

Conectas Direitos Humanos

www.conectas.org

FES - Fundação Friedrich Ebert

www.fes.org.br

GAJOP - Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares

www.gajop.org.br

IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas

www.ibase.org.br

IDDH – Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos

www.iddh.org.br

IMDH – Instituto Migrações e Direitos Humanos

www.migrante.org.br

INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos

www.inesc.org.br

Justiça Global

www.global.org.br

MNDH- Movimento Nacional de Direitos Humanos

www.mndh.org.br

Ministério da Saúde – Programa de DST/AIDS

www.aids.gov.br

PFDC – Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

pfdc.pgr.mpf.gov.br/

Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos

www.sddh.org.br/

Membros observadores:

Médicos Sem Fronteiras – Brasil

www.msf.org.br/

______________________________________________________________________________________________________

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados foi suspenso enquanto membro no período 2013 – 2014, conforme razões apresentadas sabaixo:

Nota Pública de suspensão da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa (CBDHPE)Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa (CBDHPE) decidiu, em sessão plenária realizada no dia 22 de abril de 2013, pela suspensão da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) de seu quadro de entidades integrantes. O CBDHPE é uma coalizão que tem como objetivo o fortalecimento da participação cidadã e do controle democrático da política externa do Estado brasileiro, visando à prevalência dos direitos humanos, conforme o artigo 4º, inciso II, da Constituição Federal. Sua composição é de natureza mista, reunindo ONGs de direitos humanos e órgãos de Estado. Lamentamos que a CDHM, uma das fundadoras e integrante ativa do Comitê, esteja se distanciando dos princípios de promoção e proteção dos direitos humanos em função de sua atual composição e de procedimentos que vêm sendo adotados desde que o Deputado Marco Feliciano (PSC/SP) assumiu sua presidência. A decisão pela suspensão também levou em conta o fato da CDHM ter se fechado à participação da sociedade, contrariando a premissa da Câmara dos Deputados de ser a “casa do povo”. A Comissão de Direitos Humanos e Minorias tornou-se um espaço de acirramento de disputas, suscetível ao retrocesso de direitos conquistados pela sociedade junto a deputados verdadeiramente comprometidos com os direitos humanos. Ademais, o procedimento de eleição à presidência da CDHM deu-se em sessão fechada, em desconformidade com o regimento interno e a Constituição Brasileira e rompendo a tradição de diálogo da CDHM. O CBDHPE não poderia coadunar com tais afrontas à institucionalidade e às regras. Pelas razões expostas, o CBDHPE entende haver uma inabilidade temporária desta Comissão para discutir a prevalência dos direitos humanos na política externa brasileira, objetivo a ser alcançado por nossa coalizão. A suspensão da CDHM do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos será mantida até nova consideração de sua composição parlamentar, sujeita à eleição de uma nova presidência em conformidade com o rito procedimental exigido. Além disso, faz-se necessário que a nova presidência apresente as credenciais mínimas para reconduzir a Comissão à sua atribuição de afirmação dos direitos humanos.

 “Nota Pública de suspensão da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa (CBDHPE)