Em sucessos, Herman’s Hermits só perdem para os Beatles

Como eu, há muitos dinossauros que amam rock e amam escrever sobre rock. André Borges é um deles. Parceiro de conversa em Niterói, onde moramos e onde ele comanda programas voltados para o gênero na super Rádio Oceânica – 105,9 FM, transmitida na região oceânica da cidade, ele sabe tudo de tudo referente aos anos 60, 70, 80… Convidei ele a assumir meu lugar na coluna desta vez porque fiquei com muita vontade de ler a história de uma banda da qual gosto muito, a Herman’s Hermits. Vejam no que deu:

 

Herman’s Hermits: Grupo inglês sessentista só perdeu para os Beatles em número de sucessos no Brasil

Por André Borges

Herman's HermitO Herman’s Hermits foi um grupo de rock’n’roll formado em 1962 em Manchester, na Inglaterra. Conseguiu a façanha de vender, com seu disco de estreia, 3,5 milhões de cópias. O single (45RPM) tinha no lado A a canção I’m into Something Good, escrita por Carole King e seu marido na época Jerry Goffin. O Herman’s Hermits foi o conjunto inglês que, nos anos 60, mais participou dos hit parades brasileiros. Isso, claro e evidente, depois dos Beatles. Podemos citar como exemplos as ótimas No Milk Today, There’s a Kind Of Hush, Can’t You Hear My Heart Beat, Listen People, My Sentimental Friend, Wonderful World, Just A Little Bit Better, Sunshine Girl, Something Happening e I’m Henery The Eigth, I Am.

Os integrantes do Herman’s Hermits participaram de dois filmes musicais nos anos sessenta, ambos da Metro Goldwin-Mayer. O primeiro intitulou-se Mrs. Brown You’ve Got a Lovely Daughter, que foi traduzido como Madame, sua Filha é um Amor e o segundo, Hod On, que aqui virou Aguenta a Mão.

O grupo era formado por:

– Herman: O nome de batismo é Peter Blair Denis Bernard Noone e ele foi um dos melhores vocalistas dos anos iniciais do rock’n’roll inglês, além de ter sido também pianista e saxofonista;

– Kark Anthony Green: foi o baixista;

– Derek Leckenby: era o guitarrista principal e faleceu em 1994;

– Keith Hopwood: era o guitarrista número dois ou, como se diz por aí, fazia a guitarra base;

– Barry Bean Whitwan: foi o baterista.

Todos os 30 singles ou compactos simples (45RPM) lançados pela banda Herman’s Hermits entre 1964 e 1970 alcançaram pelo menos o 30° lugar nas listagens da Billboard, Cash Box e UK Singles, além de todos os hit parades americanos e europeus. O mais importante é que 19 desses singles figuraram entre as dez primeiras posições. E oito delas conseguiram galgar até o topo das listagens, chegando ao number one. No total, o grupo gravou, em sua fase áurea, 11 álbuns (ou LPs) e todos eles estiveram nos primeiros lugares de todas as listagens da época.

Herman's Hermit

Herman’s Hermit

No ano de 1966, um dos irmãos Davies, componente de outro grupo famoso, o The Kinks, cedeu ao grupo Herman’s Hermits uma composição sua chamada Dandy. Mesmo já tendo sido gravada pelos Kinks, a canção com o novo registro do Herman’s Hermits alcançou o 5° lugar nos E.U.A. e o 3° na Europa. Para retificar e comprovar a popularidade do Herman’s Hermits naquele momento, o single com a música Dandy vendeu, em 28 dias, o total de um milhão de cópias.

A constatação final de toda essa popularidade deu-se alguns poucos meses depois, quando a gravação do compacto Museum, escrita pelo cantor e compositor Donovan Leitechm e cedida pelo próprio ao Herman’s Hermits, vendeu 1 milhão de compactos nos E.U.A. em apenas 26 dias, chegando ao 4° lugar nas listagens da Billboard e Cashbox.

O grupo debandou no início dos anos 70, mas alguns membros continuam se apresentando como Heman’s Hermits. é o caso do baterista Barry Whitwam e do próprio Peter Noone (Herman).

André Borges: Radialista, colecionador de vinis e CDs com mais de 8 mil títulos catalogados e músico. Foi o principal vocalista das Bandas Zoom 2000 e Sociedade Anônima entre 1965 e 2005. Há 3 anos comanda o programa diário Vinil Rock Club na Rádio Oceânica – 105,9 FM, com grande audiência, dando maior ênfase aos clássicos do rock a partir de meados dos anos 50.

5 thoughts on “Em sucessos, Herman’s Hermits só perdem para os Beatles

  1. Só Para Acrescentar. A Banda Herman`s Hermits Estiveram No Brasil. Eles Tocaram no Antigo Cine Miami Na Praça Marechal Deodoro 340, Em São Paulo. Esse Cinema Foi Comprado Pela Rede Globo de Televisão. Depois Que Pegou Fogo Nas Instalações da Globo na Rua Das Palmeiras, a Globo Ampliou as Instalações da Praça Marechal Para o Programa Silvio Santos no Início dos Anos 70. Eu Moro à um Quarteirão e Vi a Chegada e Saída dessa Banda Na Praça Marechal Deodoro. Foi um Verdadeiro Alvoroço de Gente Para Ver a Banda. Tempos Memoráveis. EU ESTIVE LÁ. Saudações. Jacks sp. Canal Youtube.

  2. Também estiveram no Rio de Janeiro em um show no Canecão em 1968. A mídia da época divulgou a chegada da banda que teve patrocínio de uma multinacional e da TV Globo na divulgação!

  3. Em Porto Alegre a banda se apresentu no Ginásio de Esportes do Grêmio! A apresentação dos Herman’s Hermits teve, inclusive, transmissão direta pela TV! Eu assistí o show completo pela TV, inesquecível com certeza, já que aconteceu em plena década dourada dos anos ’60.

  4. Senhores Boa Noite.
    Os Herman`s Hermits sim estiveram em Porto Alegre como mencionado pelo senhor Claudio Malmann em sua colaboraçao datada de 5 de Junho de 2020 as 16,34 , acredito ter havido um erro de digitaçao . Farei aqui um pequeno ajuste quanto ao local desta apresentaçao em Porto Alegre que nao foi a unica a banda esteve em um outro local alem do mencionado como sendo Ginasio de esportes do Gremio, so que o nome correto e GREMIO NAUTICO UNIAO EM PORTO ALEGRE UM CLUBE HJ COM 130 ANOS , ESTA APRESENTAÇAO OCORREU EM 1967. NA EPOCA EU ERA ATLETA DO CLUBE NA MODALIDADE ESPORTIVA SALTOS ORNAMENTAIS TRAMPOLIM E PLATAFORMA. a VINDA DOS Herman`s HERMITS FOI O MAIOR EVENTO DA DECADA EM POA. EU ESTAVA PRESENTE POR TER SIDO EM MEU CLUBE EM NOSSO GINASIO DE ESPORTES,FOI UM EVENTO TRAZIDO PELA ZERO HORA HJ RBS, COMANDANDO PELO SENHOR CLARO GILBERTO,NESTE DIA DENTRO DO GINASIO TIVE UM ACIDENTE , AO TENTAR ABRIR UMA JANELA BASCULANTE QUEBREI UM VIDRO E TIVE UM CORTE E TIVE QUE SER LEVADO PARA ATENDIMENTO MEDICO POR TER SIDO UM CORTE PROFUNDO E 10 CM DE COMPPRIMENTO. APOS O ATENDIMENTO RETORNAMOS AO CLUBE BEM NO FINAL DA APRESENTAÇAO QUANDO TOCAVA AGRANDE MUSICA DESTA BANDA There’s A Kind Of Hush , DESCULPEM MINHA POSTAGEM NAO E PARA POLEMIZAR E SIM PARA AJUSTAR O QUE CONSUDERO TER HAVIDO UM ERRO DE DIGITAÇAO. Sobre mim e meu clube favor consultar o Google. Um abraço aos senhores e ao senhor Claudio Malmann . Me coloco a disposiçao dos senhores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>