Difícil escrever sobre Amigo da Arte e não lembrar do Carnaval de Pernambuco, um dos mais tradicionais (e animados) do país. Alceu Valença é um dos maiores responsáveis pela conservação do frevo e é o ritmo típico do estado que ele homenageia em seu novo CD, lançado pela Deck. Chamando atenção também para os outros estilos locais, o músico canta maracatus, caboclinhos e cirandas. Mas são os clássicos Frevo da Lua, Voltei Recife e O Homem da Meia-Noite que ajudam a remeter às ladeiras de Olinda, aos shows do Fortim do Queijo e aos do Marco Zero.
“Lua tão linda / Lua lua lua de Olinda”, canta Alceu reforçando a homenagem ao município de ruas confeitadas de paralelepípedos e casas construídas segundo a arquitetura lusitana. Frevo da Lua (Alceu com Maurício Oliveira e Gabriel Moura) é a segunda faixa do disco, aberto por Olinda (Alceu), uma canção mais intimista “que apresenta a cidade antes dos dias de folia, onde reina a paz dos mosteiros da Índia”. Quem dá a explicação é o próprio Alceu em um texto publicado em seu site, através do qual descobre-se que a faixa que fecha o álbum, Sonho da Valsa (Alceu), é ambientada numa quarta-feira de cinzas: “Fala da saudade do carnaval que passou, da saudade lusitana, do banzo afro, mas também do sonho, que é o éter do carnaval”.
Localizado às margens do oceano Atlântico, Recife ganhou este nome por ter em sua costa arrecifes, ou seja, barreiras rochosas de arenito que formam piscinas naturais. É a cidade grande que abriga diversos palcos e recebe muitos nomes da música, reforçando a diversidade do Carnaval pernambucano. Para a vizinha de Olinda, Alceu Valença canta Voltei Recife (Luiz Bandeira) e, com a ajuda da portuguesa Carminho, a ciranda Recife (Antonio Maria).
Frevo Dengoso (Don Tronxo), O Homem da Meia-Noite e Sou Eu Teu Amor (as duas últimas de Alceu com Carlos Fernando) deixam aquela vontadezinha de pegar um guarda-chuvinha de frevo e sair por aí pulando. Para incentivar o abrir e juntar em uma roda, nada melhor do que Pirata José (Alceu) e Ciranda da Aliança (Alceu com Emmanuel Cavalcanti e Lui Coimbra). Maracatu (Alceu com Ascenso Ferreira) homenageia outro dos ritmos típicos de Pernambuco.
O estilo Alceu Valença de se misturar estilos está presente em algumas canções de Amigo da Arte, entre elas a faixa título. Nas Asas de um Passarinho é uma deliciosa parceria de Alceu com Don Tronxo que parece juntar todos os ritmos. Vontade de sair dançando juntinho com alguma paixão de Carnaval.
Alceu Valença é o máximo, em qualquer estilo musical ele está presente como grande Artista…
Atenciosamente, Maestro Barros