Bandas divulgam cervejas e cervejarias celebram a música no Sul

Posted by Raquel Turatti Category: Colaborações
Festival da Cerveja em Blumenau (Foto: Tata Barreto)

Festival da Cerveja em Blumenau (Foto: Tata Barreto)

O Festival Brasileiro da Cerveja, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de março, é o maior evento do Brasil em que o destaque é a bebida produzida a partir da fermentação dos cereais. É realizado anualmente em Blumenau (SC) e reúne milhares de pessoas, entre elas, os melhores cervejeiros do país, uma legião de amantes da bebida e um público diverso, ávido por descobrir novos aromas e sabores na cerveja ou apenas lá para se divertir. As principais atrações são sim as cervejas, mas a música teve presença marcante nos palcos e nos rótulos.

Cerveja Labareda (Foto: Tata Barreto)

Cerveja Labareda (Foto: Tata Barreto)

Não é de hoje que música e cerveja combinam muito bem. Nessa onda, aproveitando também o aquecimento do mercado, inúmeras bandas decidiram lançar suas próprias cervejas, que hoje fazem sucesso em bares, restaurantes, festivais e lojas especializadas. Entre as tupiniquins que podem ser “bebidas” por aí, estão Sepultura, Matanza, Velhas Virgens, Raimundos, João Gordo, Ratos de Porão, Titãs, Paralamas do Sucesso (O Calibre), Nenhum de Nós (Camila Camila), Angra, Korzus e Claustrofobia. Entre as gringas estão ACDC, Iron Maiden, Pearl Jam, Motorhead, Deep Purple e Kiss. Tem também uma cerveja feita em homenagem ao grande compositor italiano Guiseppe Verdi. A bebida é produzida pelo Birrificio Del Ducato e chama-se Verdi Imperial Stout.

Olha o Raimundos aí (Foto: Tata Barreto)

Olha o Raimundos aí (Foto: Tata Barreto)

Algumas dessas mereceram destaque no Concurso Brasileiro de Cerveja. As cervejas O Calibre e Raimundos Helles, ambas produzidas pela cervejaria Bamberg (SP), foram premiadas com medalha de ouro e bronze, respectivamente, no concurso que acontece durante o evento e que premia as melhores cervejas brasileiras. Além de beber uma cerva premiada, tive oportunidade de encontrar o Canisso, baixista da banda Raimundos, prestigiando a sua bebida no evento.

Wander Wildner no palco (Foto: Tata Barreto)

Wander Wildner no palco (Foto: Tata Barreto)

Entre as atrações que deram show, com cerveja e música, estava Wander Wildner. O gaúcho fez uma apresentação rápida, mas muito empolgante, levantando a galera com hits como “Eu não Consigo ser Alegre o Tempo Inteiro” e “Bebendo Vinho”. O palco estava localizado ao lado do estande da Cervejaria Coruja (RS), que produziu um rótulo em sua homenagem, a Coruja Labareda. A Coruja produz a Fora de Série, uma linha de cervejas que homenageia importantes nomes da música e da cultura gaúcha.

Cervejas com estilos musicais (Foto: Tata Barreto)

Cervejas com estilos musicais (Foto: Tata Barreto)

Algumas cervejarias exploram estilos musicais e, aí, surgem cervejas como a deliciosa Funk IPA, da cervejaria carioca 2 Cabeças, a The Beers Underground, que faz menção ao rock, a The Beers Smoked Porter e a Partido Alto, que fazem menção ao blues e ao samba, respectivamente. Estampando os materiais promocionais da The Beers, temos Joey Ramone, BB King e Cartola. Os estilos das cervejas desta linha variam de acordo com a pegada de cada estilo musical. Vale conferir!

Uma brincadeira com a música Wish You Were Here, do Pink Floyd (Foto: Tata Barreto)

Uma brincadeira com a música Wish You Were Here, do Pink Floyd (Foto: Tata Barreto)

Assim como na música, as cervejas têm vários estilos: leves, encorpadas, densas, algumas mais doces, outras mais amargas, algumas suaves e outras “suave coisa nenhuma”. Cervejas para todas as ocasiões, pra satisfazer todos os tipos de paladar e harmonizar com todos os estilos de música. A parceria entre cervejeiros e músicos anda dando certo e espero que assim continue. Sempre com mais inspiração, mais afinamento e mais harmonia para que possamos nos deleitar com belas músicas e cervejas inovadoras.

Confira mais fotos abaixo (clique duas vezes na foto para vê-la grande):

3 thoughts on “Bandas divulgam cervejas e cervejarias celebram a música no Sul

  1. As palavras de Raquel sao um passeio por o Festival. Eu conhocei um evento parecido: o Mondial de la Biere, no Rio em novembro de 2013.
    Ai esteve conhocendo o mondo de cervejeiros artesanais , e tambén a musica que harmoniza com as cervejas.
    Paravens por as ideias innovadoras, gostei…..

    ate o proximo festival!

  2. “Assim como na música, as cervejas têm vários estilos: leves, encorpadas, densas, algumas mais doces, outras mais amargas, algumas suaves e outras “suave coisa nenhuma”.”

    Raquel querida,
    Você inteligente e sutilmente fez menção a uma das músicas da minha vida, ‘Amor’ de Secos&Molhados. Adorei. Parabéns pela iniciativa e muito obrigada pela leitura!
    Beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>