Arcade Fire emociona cariocas antes do Lollapalooza

Posted by Isabela de Sousa Category: Colaborações

Foi uma noite DAQUELAS! O reencontro dos fãs cariocas com a canadense Arcade Fire na noite de sexta-feira (04/04) – num show que antecipou o que a banda fará no Festival Lollapalooza, neste domingo (06/04), em São Paulo – rendeu momentos memoráveis! Banda e público não se viam desde 2005 e já estavam prontos para matar saudades.

A animação já estava lá em cima antes mesmo do show começar. Enquanto as cerca de 3 mil pessoas entravam no Citibank Hall, a dupla de DJs The Twelves fazia o aquecimento. Ao som dos mashups do duo, três fãs usavam máscaras iguais às usadas no clipe de “Reflektor” e não paravam de receber pedidos para posar pra fotos enquanto dançavam. As pessoas se perguntavam se haveria alguma surpresa, como aconteceu no show da Argentina (confira a surpresa).

Win Butler, do Arcade Fire, em foto de Néstor J. Beremblum (divulgação)

Win Butler em foto de Néstor J. Beremblum (divulgação/T4F)

Por volta de 22h30, a banda entrou no palco e “começou os trabalhos” com Reflektion – música que dá nome ao último álbum e tem a participação especial de David Bowie (e, percebam, a música é A CARA dele!) nos vocais da gravação original. Na sequência, apresentou “Flashbulb Eyes”, também do último álbum.

“Neighborhood # 3 (Power Out)” foi recebida com palminhas de acompanhamento, enquanto o líder Win Butler cantava e dava as mãos aos fãs que se amontoam na grade. Ainda no clima nostálgico do primeiro álbum, “Rebellion” foi cantada com coro forte de “Lies! Lies!” A primeira dama da banda é um show à parte: a multi-instrumentista Régine Chassagne se divide entre xilofone, acordeon e bateria, sempre com um sorriso estampado no rosto. Os outros membros (exceto o marido, Win) também se revezam nos instrumentos. Os roadies dão um show de agilidade e aparecem para trocar os equipamentos em todos os intervalos de músicas.

Régine Chassagne, do Arcade Fire, em foto de Néstor J. Beremblum (divulgação / T4F)

Régine Chassagne em foto de Néstor J. Beremblum (divulgação/T4F)

As homenagens ao Brasil começaram quando Win Butler sentou no piano e disse que a próxima música fazia referência a como o Brasil vai ficar depois da Copa do Mundo: “The Suburbs” (single do álbum homônimo, vencedor do Grammy de Melhor Álbum do Ano, em 2011). Ainda no “clima verde-e-amarelo”, a banda atende aos pedidos da turma do gargarejo e toca “Laika”, música que ainda não havia aparecido nessa turnê. Win Butler emenda uma versão à capela (em inglês) de “Aquarela do Brasil”, clássico de Ary Barroso. A música seguinte é “Afterlife”, cujo clipe são cenas do filme “Orfeu Negro”. “It’s Never Over (Oh Orpheus)” é introduzida por uma versão adocicada de “O Morro Não Tem Vez”, no português de Régine. Êxtase.

Já é de conhecimento público que os membros do Arcade Fire apreciam a música brasileira, mas ninguém imaginava tanto. A banda deixou o palco por poucos minutos, até que surgiram membros da técnica com máscaras dos integrantes dublando “Nine Out of Ten”, clássico de Caetano Veloso. Na volta, o guitarrista ainda brincou com a introdução de “Sweet Child ‘O Mine” (Guns N’Roses) e, na sequência, executaram “Normal Person” e “Here Comes the Night Time” – essa acompanhada de uma chuva de papéis coloridos. Para fechar (com chave de ouro), mandaram a poderosa “Wake Up” em sua versão acústica, acompanhada apenas de um coro emocionado e braços para cima. What a concert, kids! What a concert!

Obs.: O boato rolando solto é que teve repórter chorando desde a bridge de “Tunnels” até o refrão de “No Cars Go”. Não sei quem fui…

SET LIST

Reflektor
FlashbulbEyes
Neighborhood #3 (Power Out)
Rebellion (Lies)
We Used to Wait
Joan of Arc
The Suburbs
Ready to Start
Neighborhood #1 (Tunnels)
No Cars Go
Neighborhood #2 (Laika) / Aquerela do Brasil (Brazil)
Afterlife
O Morro Não Tem Vez / It’sNever Over (Oh Orpheus)
Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)
BIS
(PLAYBACK Nine Out of Ten)
Normal Person
Here Comes the Night Time
Wake Up (acoustic)

One thought on “Arcade Fire emociona cariocas antes do Lollapalooza

  1. Arcade Fire ganhou mais um fã depois da apresentação no Lolla. Não conhecia a banda e o relato da Isabela aqui fez-me vontade de ter ouvido algo deles ao menos um dia antes do show do Rio. Com certeza eu estaria entre aqueles milhares que foram pro Citibank Hall na última sexta-feira a noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>