Bianca Gismonti: Herdeira de Egberto mostra o que aprendeu em disco

Posted by Chris Fuscaldo Category: Entrevistas

Ela é filha de Egberto Gismonti, tem 30 anos e nunca fez nada além de respirar música. Agora, ela solta todo esse ar que processou no disco “Sonhos de Nascimento”, coproduzido com o baterista e marido, Julio Falavigna, repleto de arranjos seus e de composições próprias inspiradas em tudo o que está a seu redor. A herdeira do pianista, compositor e arranjador ainda canta e chega madura ao palco do Teatro Rival – o show é nesta quinta-feira (19/09), às 19h30 – para mostrar sua habilidade com o piano e com o microfone. Carlos Malta e Jane Duboc estão entre os convidados de Bianca para participações nesse show de lançamento no Rio de Janeiro.

Leia abaixo a entrevista que Bianca Gismonti deu ao GarotaFM:

Quando e como você decidiu se dedicar à música? 

Bianca Gismonti por Daryan DornellesEu cresci escutando e vivendo a música através de meu pai e mãe. Aos 9 anos, pedi para iniciar os estudos de piano. Aos 15, meu pai nos colocou (eu e meu irmão, Alexandre, violonista) em seus palcos, fazendo com que vivêssemos o fazer musical e artístico. A continuação neste caminho foi consequência de todo esse processo anterior.

Como foi o processo de pré e de produção desse disco? 

Eu e Julio Falavigna (marido, baterista e coprodutor do disco) iniciamos o disco sem saber que se tornaria um disco. Realizamos as gravações das 11 faixas do CD, e, a partir do resultado emocionante, decidimos concretizar a ideia. Até o disco ficar pronto, foram vivências belíssimas de extrema comunhão e doação por parte de todos os músicos, técnicos etc.

Ter um pai tão célebre ajuda ou atrapalha no seu processo de desenvolvimento como artista?

Meu pai teve o amor e a sabedoria de nos incluir (a mim e meu irmão) em sua música, quando nos presenteou com seus palcos e sua arte. Para mim, só existe beleza e agradecimento em ser sua filha.

Você já fez algo paralelamente a música ou antes da música se tornar decisiva na sua vida?

Nunca fiz nada antes. Eu respiro música.

Como é seu processo de composição?

Eu me inspiro por muita coisa. Em todas as vezes, alguma situação, pensamento, vivência, pessoa me emociona e eu procuro traduzi-la através da música. A composição é a minha forma de me traduzir para o mundo.

Bianca Gismonti por Daryan DornellesFale um pouco das faixas do seu disco.

A maioria das faixas é inspirada em pessoas especiais na minha vida. “Festa no Carmo” é uma homenagem a meu pai e minha família musical, carmense; “Filha de Acari” é para a minha amada mãe, inspiração de vida e de alegria; “28 anos”, uma balada que compus quando completei esta idade; “Entre Amigos” partiu de improvisações com o querido amigo Philippe Baden Powell (e ganhou um arranjo belíssimo de Vittor Santos para o disco); “Guri dos 5 tambores” foi composta com (e para) o meu amado, Julio Falavigna, inspirada nas composições de Dave Brubeck; “O letrista” para o grande amigo escritor, Francisco Bosco; “Pequena Dú” para a minha madrinha Dulce Bressane (gravada com o meu irmão, o violonista Alexandre Gismonti); “Sonhos de Nascimento” composta para a minha parceira no Gisbranco, Claudia Castelo Branco, quando estava grávida de sua filha, Lis; “Salsa sem Cubana” uma canção baseada na minha inspiração nas dançarinas cubanas; “Clarinha” dedicada à uma menina que eu amo, e que tem energia de sobra e “O Voo de Hanuman” uma peça para piano dedicada ao grande músico indiano Sri Hanuman, e traduzida, em grandeza, no disco, pelo mestre Naná Vasconcelos.

E o que podemos esperar do show?

O show será uma grande celebração das pessoas que fizeram parte do processo do disco; uma festa em comunhão e em música. Teremos o privilégio de contar as maravilhosas participações de: voz de Jane Duboc, sax e flauta de Carlos Malta; violão de Alexandre Gismonti, piano e voz de Claudia Castelo Branco e côro de Dora Morelembaum, Inês Assumpção, Elisa Dourado, Eloisa Santos e Maria Alice van Genne. Além disso, o grupo incrível com Julio Falavigna na bateria, Jorge Amorim no baixo e os três baixistas que gravaram o disco: Yuri Popoff, Bruno Aguilar e Antonio Porto. No repertório, grande parte do CD que estamos lançando, mais algumas composições do meu pai, Egberto Gismonti, além de outras surpresas.

Fotos de Daryan Dornelles.

One thought on “Bianca Gismonti: Herdeira de Egberto mostra o que aprendeu em disco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>