Mauro Ferreira lança o primeiro livro sobre cantoras do Brasil

Livro Cantadas — A Sedução da Voz Feminina em 25 Anos de Jornalismo MusicalJá tinha passado da hora de o Brasil, o país das cantoras, ganhar seu primeiro livro sobre essas divas que acalmam ouvidos, transformam almas e fazem pessoas mais felizes. E só podia ser um jornalista de música (e de classe) e um grande admirador das vozes femininas o responsável por quebrar esse jejum editorial. Mauro Ferreira aproveitou seu 25º aniversário de carreira – completados em 2012 – e publicou “Cantadas – A sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical”. Editado pela Organograma Livros, a publicação reúne textos sobre a obra de 25 cantoras escolhidas a dedo.

“Decidi me dar esse presente escrevendo sobre os lançamentos e shows dessas cantoras, coisa que faço no jornal O Dia, no meu blog e nas revistas para as quais colaboro. Para escolher os nomes, usei como critério a diversidade de estilos e o fato de ter tido relação profissional com elas”, conta Mauro.

Formado na década de 80, o jornalista escreve sobre música desde 1987. Atualmente, é titular da coluna Estúdio, no jornal O Dia, mantém atualizado o blog Notas Musicais, um dos mais acessados na música, e colabora para o Estado de S. Paulo e para a revista Rolling Stone. Há anos vem se especializando e focando seus esforços nas críticas/resenhas de shows, discos e livros de música. E é isso que faz em “Cantadas”: em cada capítulo, Mauro comenta a atuação de uma cantora durante esses 25 anos em que esteve na cena, como fã e como jornalista.

Mauro Ferreira em foto de Rodrigo Amaral“Gosto de escrever sobre a obra do artista e acho o papel da crítica importante no cenário da música. Hoje, tem pouca gente fazendo esse trabalho. No livro, comento a produção dessas cantoras entre 1987 e 2012, incluindo os lançamentos e alguns pontos altos e baixos da carreira de cada uma”, diz.

Vida pessoal é pouco citada, mas não completamente esquecida. No capítulo sobre Marina Lima, Mauro relembra a fase em que a cantora perdeu parte de sua potência vocal por “erro médico cometido no tratamento de sintomas da depressão”. Sobre Gal Costa, ele conta que a ausência nos estúdios entre 2007 e 2011 se deu porque a baiana precisou cuidar da vida pessoal. Os discos de Marisa Monte são celebradíssimos pelo crítico musical. Calouras como Maria Gadú e Tulipa Ruiz também ganharam seu espaço em “Cantadas”:

“Tentei abraças as gerações.  Teria incluído Elis Regina e Clara Nunes, cantoras que admiro muito, mas não cheguei a ter contato durante esses anos de carreira como jornalista de música.”

Com design de Rodrigo Amaral, que acompanha Mauro nos shows sempre munido de sua câmera fotográfica, o livro tem o tamanho da capa de um compacto de vinil (18cm x 18cm) e 192 páginas, contendo ainda prefácio do DJ Zé Pedro, uma introdução assinada por Mauro Ferreira e a bibliografia. O livro está à venda em algumas livrarias e pode ser comprado também pelo blog do autor: clique aqui.

Abaixo, a lista das 25 cantoras homenageadas no livro:

Cantoras de Cantadas, livro de Mauro FerreiraAdriana Calcanhotto
Alcione
Ana Carolina
Ângela RoRo
Beth Carvalho
Cássia Eller (1962 – 2001)
Cida Moreira
Daniela Mercury
Elba Ramalho
Elza Soares
Gal Costa
Maria Bethânia
Maria Gadú
Maria Rita
Marina Lima
Marisa Monte
Mart’nália
Nana Caymmi
Roberta Sá
Sandra de Sá
Teresa Cristina
Tulipa Ruiz
Vanessa da Mata
Zélia Duncan
Zizi Possi

One thought on “Mauro Ferreira lança o primeiro livro sobre cantoras do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>