‘Rock Brasília – Era de Ouro’: Um filme sobre o movimento sob a ótica dos músicos e familiares

O rock brasileiro dos anos 80 sob a ótica de quem comandou o movimento e seus familiares. Esse é o mote de “Rock Brasília – Era de Ouro”, filme de Wladimir Carvalho que passou pela programação do Festival do Rio 2011 e estreou nesta sexta-feira (21/10), em cinemas do Brasil.

As bandas em destaque são Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. O tema principal é a formação do BRock e o comportamento de seus protagonistas. E os personagens são, além dos integrantes das mesmas, dona Maria do Carmo Manfredini, mãe do vocalista da Legião, Renato Russo, dona Sílvia Seabra, mãe do vocalista da Plebe, Philippe Seabra, seu Briquet de Lemos, pai do baterista e do baixista do Capital, Fê e Flávio Lemos, e outros parentes. O documentário reúne uma compilação de entrevistas feitas pelo diretor desde o final da década de 80.

Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Dinho Outro Preto e os irmãos Fê e Flávio. Philippe Seabra e André Mueller. Integrantes da Legião, Capital e Plebe, eles fazem parte da primeira geração de filhos de intelectuais, diplomatas e políticos que começou a surgir na música nos anos 1980. No filme, eles contam como foi experimentar a rebeldia sem causa aparente, a não ser, claro, pela sensação boa de poder cantar o que não se cantava antes devido à ditadura militar, que chegou ao fim em 1985, quando o rock brasileiro feito por esses “meninos” estava no auge.

“Vendi minha bicicleta para comprar a bateria”, diz Fê.

“Meus colegas de escola achavam horrível as bandas falarem mal da rainha”, diz Flávio, referindo-se ao período em que a família Lemos morou na Inglaterra.

“Lá, eu vi todos os shows, menos Sex Pistols”, comenta Fê.

“A única coisa que era constante era a vontade de não estar ali”, filosofa Dinho Ouro Preto: “Éramos incrivelmente pretensiosos. Os revolucionários do planalto.”

“Fê me deixava tocar na bateria dele”, declara Bonfá.

“O Aborto Elétrico era uma banda que André Pretorius ia montar com Fê”, contou Renato Russo, em entrevista concedida em 1988.

“A gravadora queria que eu fosse um Bob Dylan do cerrado”, diz Renato Russo.

“O Renato era uma esponja da biografia de outros artistas”, lembra Dado Villa-Lobos.

“Comecei a me ligar naquelas canções longas, com melodias erráticas”, diz Caetano Veloso sobre Legião Urbana.

Abaixo, a lista dos entrevistados no filme de Wladimir Carvalho:

Renato Russo
Herbert Vianna
Bi Ribeiro
Dinho Ouro Preto
Philippe Seabra
André Mueller
Caetano Veloso
Bernardo Mueller
Hermano Vianna
Fê Lemos
Flávio Lemos
Briquet de Lemos
Dado Villa Lobos
Marcelo Bonfá
Carlos Marcelo
Carminha Manfredini
Carmem Tereza Manfredini
Sílvia Seabra
José Emílio Rondeau
Marcelo Castello Branco
Mayrton Bahia
Carlos Trilha
Gutje Woortmann
J. Pingo
Jimi Figueiredo

One thought on “‘Rock Brasília – Era de Ouro’: Um filme sobre o movimento sob a ótica dos músicos e familiares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>