O Deus da guitarra Eric Clapton faz show burocrático e não fala com súditos

Posted by Chris Fuscaldo Category: Shows e eventos

Dizem por aí que todo mundo deveria falar com Deus. Dizem que Ele atende chamados e satisfaz seus filhos. Mas o que ninguém nunca conseguiu foi ouvir Sua voz. O Deus da guitarra atuou exatamente desta forma no show que apresentou no HSBC Arena neste domingo (09/10). Eric Clapton ouviu os chamados (gritos) de seus súditos, satisfazendo-os (com seu talento), mas em silêncio, sem emitir palavras (nada além de um tímido “obrigado”). O músico subiu ao palco quase britânicamente, por volta das 20h20, levantando uma animada plateia que o esperava. O show foi burocrático, misturando hits com músicas menos conhecidas e sem dar um “oi”. Como costuma fazer, bem ao estilo Bob Dylan, que nunca apresenta um show igual ao outro, solou sua guitarra de forma diferente das gravações originais.  E, elegantemente, mostrou mais uma vez que, mesmo do alto de seus 66 anos, ele conhece o braço do seu instrumento como poucos na história do rock. O estilo, aliás, foi celebrado junto aos blues, que também permeou o repertório do inglês.

“Going Down Slow”, “Key To The Highway”, “Hoochie Coochie Man” e “Old Love” mostraram que branquelos também podem ser blueseiros da pesada. Daí veio o reggae “I Shot The Sheriff”. Num momento cadeira e violão, voltou ao blues com “Driftin Blues”. Foi quando saiu um “obrigado” que mal se ouviu. Sentado, Clapton partiu para o momento acústico mais plugado possível e entoou “Layla” com novo arranjo. A balada “Wonderful Tonight” veio com guitarra e o Deus de pé. Eric tocou, então, “Badge”, “Before You Accuse Me”, “Little Queen Of Spades”. “Cocaine” foi o ponto alto, com a plateia de pé, fazendo coro. O bis foi tão burocrático quanto o resto do show. Clapton voltou ao palco para “Crossroads”. Ficaram de fora as esperadas “Tears in Heaven” e “If I Could (Change The World)”.

9 thoughts on “O Deus da guitarra Eric Clapton faz show burocrático e não fala com súditos

  1. Você definiu muito bem: um show burocrático. Não fui lá, mas quando assisti a entrevista que Clapton concedeu a Christiane Pelajo do jornal da Globo, o que vi foi um homem quase mau humorado, visivelmente de saco cheio, falando pouquíssimo, nenhum esboço de sorriso. Comecei a reavaliar minhas idas a shows depois da enorme decepção que tive com Mark Knopfler quando fui assistir também na Barra. Eu estava no gargarejo, esperando um show comovente, semelhante a “Alchemy”, o antológico do Dire Straits. Que nada. Ele mal deu boa noite, o som estava baixo e a sensação que tive é que M.K. estava nos ignorando. Fora isso, tocou pouco, a banda ídem, enfim, começo realmente a crer que lugar de deuses é no Olimpo. Parabéns pela ótima resenha. Bjs.

  2. Concordo com o Luiz Antonio Mello e agrego a informação do som baixo também no show de ontem. Eu fui empolgado pra ver uma lenda da guitarra, mas também com a expectativa de como ele iria interagir com o público. Fui contaminado por uma execução impecável que, de tão impecável, ficou careta. Valeu a noite, ainda mais por ela ter sido compartilhada com a GarotaFM, mas Eric poderia estar mais animado.

  3. Valeu pela companhia e pela experiência. Mas Paul McCartney dá de um milhão a zero no quesito palco, né?

  4. Faz quase 10 anos assisti Eric Clapton no Pacaembu, em SP. Fiquei com a mesma impressão… ele mandou um “thank you good night” e foi só!!!! kkkk… impressionante… sobre a competência musical do sujeito, não há o que falar… é indiscutível sua genialidade, pena que isso não se transporta para a pessoa, que poderia ser um pouco mais simpática enquanto artista/pessoa pública… vai ganhar o troféu “mal humorados do rock”… kkkk abs

  5. Minha esperança, no fim, era ele apresentar a banda. Achei triste o cara não dar crédito aos companheiros, que diga-se de passagem eram bons demais!!!

  6. Eric é um mito, prefiro ouvir suas adoradas músicas a ouvir palavrinhas blá, blá, blá, como muitos artistas fazem. A banda, todos nós fãs já sabemos quem faz parte. Vale deliciar nossos ouvidos e aproveitar muito, pois atualmente está meio difícil ter mitos assim.
    Fiquem à vontade para divulgar eventos ou comentar em meu
    http://turquezzaregiaooceanica.blogspot.com
    Muito bom seu site garota, estarei sempre por aqui.
    Até.

  7. Olá, Turquezza!
    Obrigada pela visita e pelo elogio. Legal o seu blog também!
    Sobre o Clapton… Sim, adoro ver o cara cantar. Mas entendia um pouco a falta de interação. Paul McCartney acabou tendo que voltar para mais datas devido ao mega espetáculo que fez ano passado, em São Paulo. Leia sobre a simpatia do ex-Beatle: http://migre.me/5W6j2 Esse foi o meu ponto de vista (e o de muita gente com quem conversei). E, como o blog está aí para eu expor meu ponto de vista… Bom saber que a galera expõe o seu também. Obrigada!
    Um abraço,
    Christina Fuscaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>