O lançamento do filme “E aí, Hendrix?” no Hard Rock Café nesta última terça-feira (12/04) foi mais do que uma simples festa para comemorar a idolatria ao maior guitarrista de todos os tempos. Em grande estilo, os diretores Pedro Paulo Carneiro e Roberto Lamounier ofereceram aos convidados presentes a música de Jimi interpretada pelo grupo Are You Experienced?, liderado por John Campbell, um cover muito parecido fisicamente com Hendrix e muito virtuoso também. Clássicos como “Hey Joe” e “Foxy Lady” permearam o show.
O filme mostra a trajetória de Jimi Hendrix em Londres, onde ele morreu aos 27 anos em 1970, e traz histórias e curiosidades sobre a vida do guitarrista por meio de depoimentos de personalidades que conviveram com ele ou foram influenciados por sua obra. O biógrafo de Hendrix, Chris Welch, está no filme assim como o produtor John McCoy, que assinou o primeiro contrato de show com Jimi na Inglaterra. Também falam no documentário artistas brasileiros de certa forma influenciados pelo astro, como Pitty, Frejat, Pepeu Gomes, Robertinho de Recife, Davi Moraes e George Israel.
No Reino Unido, Hendrix lançou os sucessos “Hey Joe” e “Stone Free”, além de ter protagonizado uma das cenas mais impactantes do universo da música: queimou a própria guitarra em cima do palco durante show no Astoria Theatre, em Londres, em 1967. Ao lado de Jeff Dexter, amigo e produtor de Hendrix, Pitty inaugurou uma placa comemorativa em homenagem ao ídolo no hotel Hyde Park Inverness, primeiro lar de Jimi ao chegar na cidade. O tributo foi realizado durante o Hendrix Commemorative Experience, festival que marcou os 40 anos da morte do guitarrista e serviu de inspiração para o filme. Para destacar a perenidade do trabalho de Hendrix, os diretores resgatam imagens da década de 1960 e oferecem trechos de shows de John Campbell, considerado a reencarnação do músico, e sua banda Are You Experienced?, uma homenagem ao primeiro disco de Hendrix.
Frases interessantes do filme:
-> “Eu fui dormir baixista e acordei guitarrista” (Pepeu Gomes contando sobre a noite em que ouviu o álbum Smash Hits, apresentado a ele por Gilberto Gil).
-> “Eu me perguntei: ‘Isso é guitarra?'” (Robertinho do Recife, que já tocava o instrumento influenciado pelos Beatles e não acreditou no som que Hendrix tirava do instrumento).
-> “Jimi era um guitarrista famoso, mas pouco disciplinado” (O empresário Chas Chandler)
-> “Se Chas não tivesse feito o The Animals, não teria apresentado Hendrix”(John McCoy).
-> “Ele fez todos os defeitos da guitarra virarem efeitos” (Robertinho do Recife).
-> “A guitarra é um membro do corpo dele”(Pitty).
Aquela mulher que dançou com o John Campbell (jimi Hendrix cover) era quem?
Ola, sou um apreciador de jimi hendrix,gostaria de saber o modelo da sua fender stratocaster e o ano
e tambem se são captadores ativos ou passivos e se tem folyd rose?Apenas isso!Obrigado pela atenção!
Att.Christiano Batistella