Atrizes de ‘Confissões de adolescente’ e atores de ‘Garotos’ falam de suas peças que abordam sexo e drogas

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos

Matéria publicada na revista Megazine em 15/12/2010 (veja aqui)

teatroRIO – “Não ouve o que ele está dizendo. Elas amadurecem primeiro, sim”, exclamou Rafael Almeida logo após José Loreto, seu companheiro de cena, dizer que meninas só são mais adultas em alguns pontos. A pedido da Megazine, atrizes da peça “Confissões de adolescente” e atores de “Garotos”, ambas em cartaz nas duas salas do Teatro dos Grandes Atores, na Barra, conversaram sobre a temática de suas montagens. Os dois espetáculos falam de drogas, azaração, sexo pela primeira vez, etc. Mas “Confissões” vê tudo pelo viés feminino, enquanto “Garotos” se veste com a perspectiva masculina. São marcianos e venusianas dividindo um teatro!

O GLOBO: Sobre o que as peças falam exatamente?

ISABELLA CARNERO: “Confissões” aborda as primeiras experiências. Primeiro beijo, primeira vez… A gente traz nossas experiências.

ÍCARO SILVA: “Garotos” também fala das primeiras vezes, mas pelo viés masculino, pouco explorado. As meninas têm mais liberdade para falar.

Qual é a maior diferença entre as duas peças?

IVAN MENDES: Vi “Confissões” e achei fofinho. Nosso texto é mais agressivo.

MARCELLA RICA: A gente também aborda coisas trash. Quando falamos sobre a primeira vez, por exemplo, não tem delicadeza.

ISABELLA: Mas a gente tenta colocar leveza e humor.

ÍCARO: Na peça, minha primeira vez é com uma mulher mais velha, que é quem conduz a ação. O Ivan faz o papel dessa mulher fatal (risos). No meio do lance, a mãe do meu personagem liga preocupada. Para completar, ele também não tem camisinha.

MARCELLA: Tem o primeiro baseado também. Minha personagem finge que sabe o que está fazendo, mas, na real, nunca fumou maconha.

CAIO BUCKER: O meu personagem fuma para experimentar, porque acha que não faz efeito nenhum. Aí, doidão, ele vai para a prova da auto-escola, e não passa.

Alguém já disse que não se identificou com a peça?

ISABELLA: Teve uma mãe que saiu no meio levando as duas filhas embora.

MARCELLA: A cena de aborto agrada e desagrada. Tem gente que leva muito a sério.

ESTRELA BLANCO: Mas algumas pessoas acham engraçadas as coisas mais agressivas. Todo mundo ri na cena do aborto, mas é um tema delicado.

IVAN: Tentar fazer com que os pais se identifiquem é difícil, mas a gente fala tudo dessa forma mesmo. Minha terapeuta levou os netos para ver “Garotos” e disse que eles ficaram envergonhados.

MARCELLA: Em compensação, tem meninas que já nos viram dez vezes.

Vocês trouxeram violões para a entrevista… Que papel a música faz nas peças?

RAFAEL ALMEIDA: O violão contracena com a gente, mas não temos o compromisso de cantar bem.

MARCELLA: Na nossa peça, o violão só entra na cena do primeiro poeta, que fala sobre Vinicius de Moraes, e entre as outras cenas. Tem músicas de Britney Spears, Black Eyed Peas, Marisa Monte…

Há personagens definidos?

JOSÉ LORETO: Não. Cada hora um é protagonista, mas os outros atuam o tempo todo.

CAIO: As duas peças são diários. “Garotos” é o diário de Leandro Goulart, que era super fã da Maria Mariana, autora de “Confissões”.

ÍCARO: O legal é que os atores atualizam as peças, porque estamos vivendo outra época. Hoje, a gente não existe sem internet, por exemplo.

Quem acha que mulher amadurece antes do homem?

LORETO: Acho que amadurece só em alguns pontos.

RAFAEL: Não ouve o que ele está dizendo. Elas amadurecem primeiro, sim.

E aquela história da mulher que elogia a outra e, quando ela vira de costas, fala mal? Isso é verdade?

MARIANNA PASTORI: Não concordo com isso.

ÍCARO: É que a mulher é mais inclinada a viver em sociedade e precisa disso.

RAFAEL: Fui criado com mãe e duas irmãs. Tenho admiração grande pelas mulheres e não acho nada disso.

CAIO: Rafa é o romântico.

VIZINHAS DE PORTA

ELAS: Escrita por Maria Mariana e dirigida por Matheus Souza, “Confissões de adolescente” está em cartaz na sala azul do Teatro dos Grandes Atores, no Shopping Barra Square (sábado, 19h, e domingo, 18h); e no Teatro das Artes do Shopping da Gávea (quartas e quintas às 20h). R$ 40 (tem meia). Última semana antes do intervalo de fim de ano.

ELES: Escrita e dirigida por Leandro Goulart (com a co-direção de Afra Gomes), a peça “Garotos” está na sala vermelha do Teatro dos Grandes Atores, no Shopping Barra Square (sábado, às 19h, e domingo, às 18h). R$ 40 (tem meia). Esta é a última semana da temporada.

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM

2 thoughts on “Atrizes de ‘Confissões de adolescente’ e atores de ‘Garotos’ falam de suas peças que abordam sexo e drogas

  1. Olá Christina! Sou o Marcelo Mesquita, aspirante a jornalista que te entrevistou na aula do Tiago Velasco, tudo bem!!! Eu e mais uma amiga tínhamos criado um jornal impresso intitulado Duo Postal, porém por falta de recursos o jornal hibernou, então decidimos criá-lo em formato de blog, ele está nascendo na era digital e ficaríamos bastante satisfeitos que uma jornalista profissional como você comentasse e até o seguisse, se puder é claro. Somos apenas simples estudantes de Jornalismo, porém estamos cheios de sonhos, e sabemos que com coragem, valor e determinação temos a certeza de que conseguiremos obter sucesso na nossa profissão. Sei que você deve estar com um monte de coisas pra fazer, e provavelmente tem uma vida muito agitada, mas ficaríamos felizes se você visitasse o nosso blog. Te achei muito simpática e talvez quem sabe eu possa publicar a entrevista que eu fiz com você no meu blog, fiz uma matéria que na minha opinião ficou legal. Beijos e Feliz Natal!!!

  2. Oi, Marcelo!
    Claro que vou visitar o blog de vocês. Você não deixou o endereço, mas vou procurar pelo Google. Se quiser falar sobre a matéria que fez sobre nossa entrevista, estamos aí. Qualquer coisa, entre em contato. E, sim, nunca deixe de sonhar. Na nossa profissão, é isso que nos move…
    Beijos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>