Nove anos se passaram desde a última vez no Rio, alguns integrantes mudaram e a plateia se renovou. “Tem alguém que esteja nos vendo pela primeira vez”, perguntou Stuart Murdoch, vocalista do Belle & Sebastian, observando em seguida muitos dedinhos ao alto. “Mas sei que temos amigos que já nos viram antes”, estimulou, tendo resposta não menos efusiva.
A banda indie escocesa, que se apresentou no extinto Free Jazz de 2001, veio através de 104 cariocas, que se juntaram para bancar o cachê (clique aqui e entenda), e trouxe o repertório do último álbum, “Write about love”. Os mais jovens sabiam cantar todas. Clássicos do disco “The boy with the arab strap” e dos montes de EPs que a banda lançou ao longo de sua carreira permearam o roteiro do show (e agradaram aos veteranos), que durou duas horas e teve até número de fãs em cima do palco. Os dançarinos escolhidos por Murdoch ganharam uma medalha.
O Belle & Sebastian está maior. Além de dois guitarristas e uma tecladista que toca violino, flauta e outros instrumentos, uma pequena orquestra acompanha a banda em algumas músicas. Isobel Campbell, que em 2001 deixou a plateia carente depois de não embarcar para o Brasil alegando medo de avião, não fez a mesma falta que naquela época. Sarah Martin – que já era da banda antes da outra sair para seguir carreira solo – assumiu certos vocais, embelezando mais ainda cada canção.
Surpresos com a recepção, os músicos deram autógrafo de cima do palco e, no final, filmaram a plateia. A casa lotou de gente de todas as idades e classes: da artística, marcaram presença Zeca Camargo e Marcelo D2.
Conheça o site da banda, que traz uma entrevista em sua primeira página
Assista a trechos do show:
Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM
Aeeeee foi muito bom mesmo! Eles mandam muuuuuito bem ao vivo, e são muito carismáticos! Que louco, não sabia que a Isobel não foi em 2001, que bom que veio agora! Um beijão, Chris, e parabéns pelo blog maravilhoso!