Viúva de Sivuca, Glorinha Gadelha, faz show no Fenart e diz que agora só falta inaugurar o Memorial dedicado ao artista

Glorinha Gadelha por Anderson Silva

Glorinha Gadelha por Anderson Silva

Emocionada com todas as homenagens prestadas a Sivuca no Festival Nacional de Arte (Fenart) de João Pessoa, a viúva do mestre da sanfona, Glorinha Gadelha, declarou que, agora, só falta ver o Memorial Sivuca pronto. A obra está prevista para este ano, com apoio do Ministério da Cultura (ver texto retirado do site do Minc no fim desse post). Em maio de 2010, o músico completaria 80 anos.

“Essa festa está linda demais! Este ano, só falta mesmo o Memorial ficar pronto”, declarou Glorinha.

A viúva de Sivuca também participou da programação do Fenart, cantando com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (ver vídeo abaixo) e fazendo seu próprio show, na última quinta-feira (27/05).

Trecho do texto publicado no site do Ministério da Cultura (clique aqui para ler tudo):

“O governador José Maranhão conseguiu apoio do ministro da Cultura (MinC), Juca Ferreira, para a construção de três memoriais que homenageiam paraibanos ilustres: Sivuca, Leandro Gomes de Barros (considerado pelo poeta Carlos Drummond de Andrade como o verdadeiro ‘Príncipe dos Poetas Brasileiros’) e José Lins do Rego.

Para José Maranhão, “trata-se de preservar a memória de algumas das figuras mais importantes da cultura paraibana, garantindo às novas e futuras gerações o contato permanente com o que de melhor foi produzido no campo artístico pela nossa gente”.

Rapidez na tramitação – Entusiasmado, o ministro Juca Ferreira reuniu seus principais assessores para que os projetos apresentados pelo governo paraibano tramitassem com maior rapidez. Sobre o Memorial Sivuca, Ferreira revelou ter “o maior carinho” pelo projeto, confessando ser “um entusiasta do artista”.

Além de prometer a presença, na inauguração do Memorial, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo o ministro, também é fã de Sivuca, ele garantiu que a obra estará concluída ainda este ano. Com relação ao Memorial José Lins do Rego, a idéia é transformar a fazenda que deu origem ao livro do autor, ‘Menino de Engenho’, em um museu.”

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM

One thought on “Viúva de Sivuca, Glorinha Gadelha, faz show no Fenart e diz que agora só falta inaugurar o Memorial dedicado ao artista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>