Primeiro registro de Jair Rodrigues com Jair Oliveira e Luciana Mello está no DVD de samba que os irmãos acabam de lançar

jairoliveiraelucianamello

Quem disse que em São Paulo não se faz samba do bom? Jair Oliveira e Luciana Mello acabam de lançar o CD/DVD “O Samba me Cantou” para reafirmar que a terra da garoa também gera bambas. Se no passado o pai dessa dupla já provou que é capaz de gingar em qualquer lugar do Brasil, agora os filhos de Jair Rodrigues fazem o mesmo, só que em um banquinho, com um violão, um cavaco, percussão e clarinete, e rodeados de convidados especialíssimos. Além de Jairzão, Jairzinho (35) e Luciana (31) recebem no palco do Auditório Ibirapuera – onde o show foi gravado, em 2009 – Mariene de Castro, Skowa, Anna Luisa e Claudio Lins.

GarotaFM: Fazer um trabalho de samba era um sonho?

Luciana Mello: Este projeto nasceu de um show, que montamos em 2007. A gente tem o samba em comum, escutamos samba desde muito cedo. É uma influência nossa. Não preciso dizer porquê, né? A gente gosta muito de samba. O Jair como compositor, para mim, é uma influência grande. Colocamos três músicas dele aí. Então, o show era um sonho antigo, só que cada hora um estava fazendo alguma coisa. Em 2007, conseguimos. Apresentamos esse show até na Europa. No ano passado, veio a vontade de registrar.

GFM: O samba nunca foi o foco do seu trabalho nem no do seu irmão, mas ele sempre esteve presente de alguma forma no seu trabalho, né?

LM: Isso mesmo. Não era o foco, mas sempre existiu. Sempre esteve ali. Meus discos sempre tiveram sambas. Meu pai participou na vinheta “Calados”, que é um samba (do disco “Assim que se Faz”). No meu primeiro trabalho, quando ainda usava o nome Luciana Rodrigues, era o samba de roda a minha maior influência. Todos os discos meus tem samba, só que com muita mistura. No “Nêga” tem o “Galha do Cajueiro”, que é a instrumentação do samba com groove. A música “O Samba me Cantou” também estava no “Nêga”.

GFM: Por falar em samba de roda, onde você e Jair conheceram Mariene de Castro, grande cantora de samba da Bahia que é pouco conhecida no Sudeste?

LM: Conheci Mariene na Bahia mesmo. Frequntei o carnaval baiano durante treze anos. Ela tem algo em comum comigo, que é a influência da Clara Nunes. Me tornei uma grande fã dela. Sempre gostei da voz dela. Quando montamos o projeto para gravar o DVD, estávamos escolhendo vozes e eu falei que adoraria ter a voz dela. Também chamamos a Anna Luisa por causa da voz, porque nem a conhecíamos. Jair havia escutado o disco dela quando foi convidado para ser jurado de um prêmio TIM. Gostamos da voz, conversamos por telefone e conhecemos a Anna Luisa no dia do show.

GFM: E os outros convidados, Scowa e Claudio Lins?

LM: Scowa é amigão da gente há um tempão. Claudio Lins, conheço há dez anos e acho ele um artista completo. Sempre deu músicas lindas pra mim. Sou fã.

GFM: Imagino que a participação mais especial mesmo tenha sido a do pai de vocês, o grande Jair Rodrigues. Estou certa?

LM: Esse foi o primeiro registro de nós três juntos. Eu e meu irmão sempre fazemos shows com nosso pai, mas cada hora um entra no palco. Participamos do DVD dele, mas nesse esquema, cada um em um momento. Registro dos três juntos cantando ao mesmo tempo foi o primeiro. Ele ficou super feliz quando o convidamos. Nossa família é super unida e ninguém nunca interferiu no trabalho do outro. Ele não poderia faltar no DVD.

GFM: Fale sobre a escolha do repertório.

LM: São músicas de pessoas que sempre escutamos. É difícil escolher repertório para qualquer disco, mas para o de samba é pior ainda. Sempre escutamos muito samba e, se fôssemos cantar todos que gostamos, teríamos que gravar uns cem DVDs. O critério foi, então, músicas que a gente gosta, aquelas que escutamos a vida toda e sambas recentes de pessoas que foram influenciadas por esses clássicos.

GFM: Com o lançamento de “O Samba me Cantou”, como fica a carreira solo de Luciana Mello e a de Jair Rodrigues?

LM: Estou fazendo meu disco novo de inéditas e trabalhando num DVD também. Tem ainda um outro projeto que tô montando sozinha, à parte da minha carreira, sobre o qual não posso falar muito agora. Jair acabou de lançar o “Sambazz”, um trabalho lindo! É um CD-livro com fotos lindas, sobre o processo de como ele faz o CD. Estamos nós dois numa correria danada! Eu ainda me desdobro porque sou mãe da Nina, de um ano. Mas, quando se faz com amor, dá certo.

GFM: Jair também tem a função de pai, né?

LM: Ser mãe dá mais trabalho (risos)! Mas ainda bem que tenho um marido incrível, que me ajuda muito. Mas, bom, esse papo de que ter filho atrapalha não é verdade… Claro que tem sempre aquele tempo que você precisa, mas dá pra fazer tudo.

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM

One thought on “Primeiro registro de Jair Rodrigues com Jair Oliveira e Luciana Mello está no DVD de samba que os irmãos acabam de lançar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>