Beatrice Mason largou o direito em Nova York para entrar no time das cantoras brasileiras

Posted by Chris Fuscaldo Category: Entrevistas Tag:

beatrice_mason

Beatrice Mason atuava como advogada em Nova York. Depois de uma licença para dar à luz, não quis mais voltar. Agora, ela canta. Lançando o disco “Mosaico” nesta quinta-feira, no Teatro Café Pequeno (Leblon), a moça mostra o que anda fazendo para entrar no time das boas cantoras brasileiras. Tarefa árdua. Mas, com a ajuda da colega Roberta Sá e de toda uma equipe de profissionais que vêm trabalhando com essa nova geração, Beatrice está quase chegando lá. Em seu disco de estreia, ela recebe Edu Krieger para uma participação em “Canto Só”.  O produtor é Rodrigo Campello, o mesmo de Roberta. E entre os compositores estão Marcelo Caldi, Rodrigo Maranhão, Pedro Luís e Chico Pinheiro.

Conheça as músicas de Beatrice Mason no MySpace (aqui) e leia o que ela conta ao GarotaFM sobre sua história e o que tem a dizer sobre suas expectativas:

 

GarotaFM: Como foi largar uma carreira no direito para investir na música? Foi algo planejado ou um surto do tipo “quero ser feliz”?

Beatrice Mason: Foi um processo gradual. Resolvi tirar uma licença para fazer as coisas que nunca tinha tempo de fazer: aulas de canto, alemão, francês… Aí, engravidei e passei um ano cuidando do pequeno. Só que, a essa altura, já sabia que não queria mais advogar e já tinha planos de me profissionalizar como cantora. Comecei com aulas de canto lírico com Vera Canto e Mello, depois migrei para o popular com Paula Santoro e, finalmente, Felipe Abreu.

GFM: Como foi a reação de seus parentes, amigos etc?

BM: A reação dos parentes, a princípio, foi de achar que era só um hobby. Quando a coisa ficou séria, acharam que eu tinha ficado maluca. Já os amigos curtiram, acompanharam os shows desde o começo. Mas, mesmo assim, existe uma constante preocupação da parte de todos em como vou me virar vivendo de música… O disco foi um marco, porque mostrou que minha escolha era para valer, e foi muito bem recebido por todos.

GFM: Desde quando a música está presente na sua vida?

BM: Comecei a estudar flauta doce aos seis anos, na Associação de Canto Coral, onde também passei a cantar no coral Os Curumins. A regente, Elza Lakschewitz, foi convidada para reger o coro infantil do Theatro Municipal e eu fui junto. Ao mesmo tempo, tocava na orquestra de flautas do Colégio Cruzeiro e cantava no coral do colégio, que era regido pela minha mãe, Heidi Mason.

GFM: Qual é sua formação musical (como cantora/instrumentista)?

BM: Inicialmente, minha formação era erudita. Estudei flauta, piano e teoria. Depois, que resolvi seguir carreira como cantora passei a ter aulas de violão, harmonia e percussão também. Mas o meu negócio é cantar. Mantenho a forma vocal com sessões de fono e aulas de canto.

GFM: Qual é sua formação musical (gosto)?

BM: Desde pequena escutei muita música clássica e também “clássicos” da MPB (o rádio da Alzira, nossa empregada, tocava Elis, Chico, Caetano, Gil, Bethânia, Gal…). Na adolescência, veio o rock e depois o jazz. Gosto de quase tudo, desde jazz instrumental a samba.

GFM: Fale da sua relação com Roberta Sá.

BM: Roberta me deu ótimos toques. Por sugestão dela fui estudar percussão. Ela me apresentou ao Cyro Telles, que me ajudou a montar meu primeiro show (reuniu banda, fez arranjos, dirigiu). Foi ela também que me apresentou a “Oração Blues”, música inédita do Rodrigo Maranhão e do Pedro Luís, além de ter me apresentado ao Rodrigo Campello, que veio a produzir o Mosaico.

GFM: Conte sobre o processo de escolha de repertório do CD.

BM: A opção pelos compositores contemporâneos surgiu numa conversa com Marcelo Caldi. Eu já sabia que queria gravar Vitor Ramil, Drexler e Chico Pinheiro, mas aí resolvi ligar para os amigos, os conhecidos e amigos dos amigos, me apresentar e pedir músicas. E funcionou. Acho que consegui reunir um repertório representativo da minha geração de músicos e compositores.

GFM: O que você espera do meio artístico e se pretende investir em uma carreira no Brasil e/ou também fora do país?

BM: Pretendo sim investir na minha carreira no Brasil, mas também tenho projetos para o exterior. A música e os músicos brasileiros são muito bem recebidos lá fora, acho que devemos aproveitar esse espaço, até porque no Brasil dependemos muito de incentivos e projetos na área de cultura.

GFM: O que vai acontecer no (o que você preparou para o) show de quinta-feira?

BM: Para o show de quinta, selecionei algumas músicas do disco “Mosaico” e ainda algumas músicas bem conhecidas do público. Além disso, vou receber o João Cavalcanti que vai cantar comigo uma música do meu repertório, duas do Casuarina, e ainda uma parceria inédita dele e Marcelo Caldi. Acho que vai ser bonito. O cenário é de Maíra Knox, a iluminação de Marcelo Linhares e a direção geral de Ana Paula Bouzas.

beatrice-mason2

Sobre Beatrice Mason (texto retirado do MySpace)
 
Beatrice Mason é natural do Rio de Janeiro e está lançando seu primeiro CD, Mosaico, pelo selo Centro Cultural Carioca Discos. Com foco em compositores contemporâneos, o CD conta com canções inéditas de Delia Fischer, Edu Krieger, Ana Clara Horta, Rodrigo Maranhão e Pedro Luís, Marcelo Caldi e Mauro Aguiar, e ainda regravações de músicas de Vitor Ramil, Jorge Drexler e Chico Pinheiro, entre outros. Produzido pelo músico Rodrigo Campello, instrumentista, arranjador e produtor musical, o disco busca sonoridade moderna e os arranjos passeiam por diversos estilos musicais. O trabalho conta também com a participação de músicos consagrados, que emprestaram sua bela interpretação às canções, como Marcos Suzano, Jorge Helder, Elcio Cafaro, Andrea Ernest Dias, Marcelo Caldi, Jr. Tostoi, Gabriel Grossi, Vander Nascimento, entre outros.  

Beatrice Mason no show “Mosaico” – Quinta (08/04), às 21h, no Teatro Municipal Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269, Leblon – (21) 2294-4480). R$ 25 (meia-entrada para estudantes).


Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM

2 thoughts on “Beatrice Mason largou o direito em Nova York para entrar no time das cantoras brasileiras

  1. Querida amiga! Muito, mas muito sucesso! Estive presente em NY e quando Stefano nasceu…você merece!!! Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>