Após 11 anos em L.A., Allan Fiterman volta ao Brasil por ‘Embarque Imediato’ e ‘Passione’

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos

Intitulada “O bom filho à casa torna”, a entrevista com o diretor foi publicada na terceira edição da revista de cinema Movie (conheça), que chegou às bancas em dezembro. Aqui, leia a matéria na íntegra.

Allan Fiterman por trás da câmera

Allan Fiterman por trás da câmera

Quando assistiu ao espetáculo musical “Elas por Elas” no teatro, na década de 90, Allan Fiterman não imaginou que passaria 11 anos nos Estados Unidos e muito menos que seria Marília Pêra, a estrela da peça, uma das maiores responsáveis por sua volta ao Brasil. Fiterman deixou o país para estudar cinema, em 1997, e acabou engrenando na carreira em Los Angeles. Junto com o convite para dirigir o longa-metragem “Embarque Imediato”, que chega aos cinemas brasileiros neste dezembro, veio também o desafio: se a atriz não curtisse seu trabalho, o posto seria de outro. Marília não só aprovou Fiterman como diretor como, depois das filmagens, espontaneamente, escreveu uma carta para a TV Globo destacando a qualidade do seu trabalho. O brasileiro arrumou as malas e, no ano passado, veio integrar o núcleo de diretores da novela “Ciranda de Pedra”. No ano que vem, estará por trás das câmeras em “Passione”, próxima novela das oito da emissora.

“Quando o produtor, Marcelo Florião, me chamou para fazer ‘Embarque Imediato’, a Marília já estava associada ao projeto e ela queria conhecer o diretor com quem ia trabalhar. Ela já tinha visto e adorado o curta-metragem que foi meu projeto final da faculdade, ‘Outside the Window’. Convidei-a para fazer uma cena em ‘Leaving the Dream’, o primeiro longa-metragem que dirigi nos Estados Unidos. A empatia foi mútua. Foi ela quem decidiu minha participação no filme brasileiro. Foi isso o que me trouxe de volta ao Brasil”, conta Allan Fiterman.

Allan e Marília nos bastidores

Allan e Marília nos bastidores

“Embarque Imediato” é uma comédia sobre Justina (Marília Pêra), uma supervisora de aeroporto, e Wagner (Jonathan Haagensen), funcionário de uma lanchonete, que arma um esquema para fugir ilegalmente (e sem comprar passagens) do Brasil com a namorada. Ela tem aquela vidinha de quem não acredita mais em sonhos, apesar de o seu sempre ter sido tornar-se cantora. Ele tem o sonho de ter uma vida melhor. Justina pega Wagner no flagra e os dois saem transformados dessa história.

“Tem uma cena engraçada em que os dois cantam em uma churrascaria. É impossível imaginar este filme com outra atriz. Esse papel foi feito pra ela. Fiquei emocionado por tê-la no elenco. Além de ser uma atriz completa, que atua, canta e dança, é super profissional: chega no set pontulamente, pronta, maquiada e com o texto decorado. Nem todos levam a carreira tão a sério assim”, avalia.

As filmagens de “Embarque Imediato”, e consequentemente a convivência com Marília Pêra, duraram cinco meses. Sem dinheiro para terminar o longa, o diretor voltou para os Estados Unidos. Além do filme “Leaving The Dream”, Allan dirigiu o clipe “Mexican Radio”, da banda mexicana Kink, voltou a trabalhar como fotógrafo e diretor de curta-metragens e a dar aulas na New York Film Academy. Em janeiro de 2008, voltou ao Rio de Janeiro contratado pela TV Globo para dirigir a novela de Alcides Nogueira. No mesmo período, saiu o dinheiro para a finalização do longa com Marília Pêra:

Medindo a luz

Medindo a luz

“O filme fala que a vida não leva ninguém a lugar nenhum, a gente é que escolhe onde a vida vai nos levar. Eu queria colocar essa frase no filme, porque tem muito a ver comigo. Saí dos Estados Unidos com um contrato com a TV e ainda saiu o dinheiro do filme… Era um sinal de que eu tinha que largar minha vida lá e voltar para cá. Para completar, nessa mesma época, minha mãe fez tratamento contra um câncer e foi bom poder fazer companhia nos últimos meses dela.”

Nascido e criado em São Paulo, Allan Fiterman começou a fazer teatro de forma amadora. Foi na época da faculdade de publicidade, cursada na Universidade Metodista de São Paulo, que atuou como diretor pela primeira vez. O então estudante era assistente de direção do grupo Carpe Diem., formado na Hebraica. Com a saída do diretor, ele assumiu a turma até que a coordenadora do projeto encontrasse algum outro profissional. Aos 18 anos, Allan foi rápido na conquista do seu espaço.

“A gente estava montando ‘Saltimbancos’ e, quando assumi, mexi em tudo. Fiz mudanças no elenco, incluí coreografias… dirigi o grupo mesmo! Era para ficarmos quatro semanas em cartaz e a temporada durou um ano. Ganhamos prêmios de melhor diretor, espetáculo e iluminação. Ela não teve coragem de chamar outra pessoa para dirigir”, lembra Allan.

Allan entre José Wilker e Marília Pêra

Allan entre José Wilker e Marília Pêra

A família Fiterman se assustou, a princípio, com a escolha de Allan. O irmão fez engenharia e a irmã, direito. O pai trabalha com construção e hotelaria e mãe era professora. Ela até que incentivou o filho do meio a correr atrás do sonho. Mas o seu sonho era tê-lo de volta no Brasil.

“Minha mãe dizia que eu tinha enrolado ela. É que fui para fazer o mestrado em cinema e ia ficar dois ou três anos. A faculdade durou quatro e ainda emendei uma coisa na outra”, conta Allan, que já demonstrava seu dom aos pais desde criança. “Desde pequeno, brincava de teatro em casa. Colocava meus pais no sofá para assistirem à peça. Eu fazia os amigos atuarem. Eu já me via como diretor.”

A realização veio nos Estados Unidos, onde aprendeu a filmar, editar, escrever etc. Para ele, foi seu maior aprendizado:

“Trabalhei na luz, puxei carrinho, tudo! Era um troca-troca de posições que me fez ficar mais forte como cineasta. Aprendi muito fazendo as outras posições. Isso era o que eu buscava e que não tinha nas faculdades do Brasil. Aqui, era tudo muito teórico.”

Diversão no set

Diversão no set

Testando isso e aquilo, acabou fazendo 16 curtas-metragens em 16mm e quatro em 35mm. Dirigiu e fotografou “Leaving The Dream”, mas ficou querendo mais do cinema.

“Fui convidado pelo ator principal (Christian Schoyen), que foi meu aluno na New York Academy e bancou o projeto. Lá, chamamos isso de ‘vanity project’, projeto de vaidade. O roteiro não era bom, mas ele tinha um milhão de dólares e contratou bons atores. Foi uma experiência importante”.

Seu sonho, agora, é rodar um filme seu. Se tudo correr como o planejado, este será produzido depois de “Fio”, longa de Laura Malin que foi convidado a dirigir pelas produtoras Bianca De Fellipes e Juliana de Carvalho.

“Tenho uma história incrível que já está escrita. É sobre dois irmãos gêmeos que são separados quando bebês e crescem em realidades totalmente diferentes. Um dia, reencontram-se e questionam os valores da vida.”

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/garotafm

2 thoughts on “Após 11 anos em L.A., Allan Fiterman volta ao Brasil por ‘Embarque Imediato’ e ‘Passione’

  1. Adorei a materia. Muito interessante e inspiradora para pessoas que como eu, que sonham em construir uma carreira cinematografica. Eu fui ver o filme ” embarque imediato” e me diverti muito. Marilia Pera esta sensacional! Allan, parabens pelo filme e pela materia. Vou ficar de olho no seu proximo filme!
    Alex Medeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>