O guitarrista Victor Biglione é argentino, mas pouca gente sabe tanto da música brasileira como ele e poucos tiveram a oportunidade de trabalhar com nomes como Ivan Lins, Emílio Santiago e Marcos Valle. Naturalizado, o músico juntou todo esse conhecimento e experiência em “O guitarrista Victor Biglione & a MPB” (Edições Baleia Azul, 204 páginas), que ele autografa nesta quinta-feira (05/11), às 20h, na Livraria da Bolívar, em Copacabana (Rua Bolívar, 42 / loja A). Escrito pelo poeta e pesquisador Euclides do Amaral, o livro reúne uma minuciosa pesquisa sobre a carreira de Biglione: os textos abrangem e particularizam a visão do guitarrista quanto a gêneros musicais como o rock, samba, choro, blues, bossa nova, baião, entre outros.
O livro reúne 27 capas de discos do Biglione e partituras. Há ainda cerca de 70 fotos com alguns dos mais de 250 artistas com os quais o músico vem atuando na MPB desde a década de 1980 (Marina, Fátima Guedes, Sergio Mendes, Gal Costa, Wagner Tiso são alguns deles). Na parte final, do livro, consta o ensaio “A Contribuição Estrangeira na MPB do Século XVI ao XXI”. Nele, através de verbetes, é prestada uma homenagem aos principais músicos, letristas e editores musicais que influenciaram a MPB.
Quer ficar sempre informado(a) do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: www.twitter.com/GarotaFM
Victor Biglione,
Seu desempenho numa guitarra impressiona a todos que o assiste aqui, em Campina Grande-PB, e em qualquer cidade. Aconteceu com Wagner Tiso em 2010, no Garden, e recentemente no lindo teatro Severino Cabral. Estamos de parabéns com a sua presença.