Em Olinda, a janela da escola de música fica aberta e o maracatu rural está na rua

Posted by Chris Fuscaldo Category: Dia a Dia

Voltando a pouco menos de um mês atrás… estou em Olinda. Passeando pelas ruas da Santa Teresa ou do Pelourinho de Pernambuco, ouvi um frevo. E não era carro de som. Parecia vir de instrumentos de verdade. Procurei, procurei e fui seguindo aquele barulho bom até chegar a uma janela. Lá dentro, estava uma turma de alunos. Era uma escola de música! Pedi licença ao professor/maestro para fazer um filme. Percebi que o filho de um dos integrantes do grupo segurava um guarda-chuvinha colorido, daqueles de frevo. Quando dei por mim, ele estava rodando, tentando copiar, de alguma forma, os mestres do ritmo.

No dia seguinte, outra surpresa boa e gratuita: um grupo de maracatu rural passou em cortejo pelas rua que rodeia a Igreja da Sé. Eu nunca havia visto nada parecido ao vivo. Parecia escola de samba, só que tocando outro estilo de música e usando fantasias um tanto mais pesadas (talvez sofisticadas?).

Será que outras cidades do Brasil têm essa riqueza musical dando sopa nas ruas?

Assista aos vídeos (um acima e o outro abaixo):

2 thoughts on “Em Olinda, a janela da escola de música fica aberta e o maracatu rural está na rua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>