Coleção remasterizada revela mais detalhes das gravações dos Beatles

Posted by Leandro Souto Maior Category: Colaborações Tag:

41_130-beaabbeyrdbig

Nos antigos LPs e também nos CDs atualmente no mercado, mesmo o fã que já passou incontáveis vezes os ouvidos por uma daquelas canções clássicas ainda tem sua atenção chamada por um vocalzinho, um chocalhinho, uma guitarra ou percussão que nunca havia notado. A longevidade dessas beatle-descobertas está preservada com as versões remastarezidas de todo o catálogo dos Beatles. A mexida no som dos 13 discos de carreira mais o “Past masters” (que vem em CD duplo) trouxe à tona tanto detalhes das músicas outrora escondidos quanto a pressão sonora do grupo. Principalmente o baixo e os tambores da bateria estão mais na cara, diferença notadamente explícita nos rocks mais pesados “Come together” e “Helter skelter”, e na discografia a partir da segunda metade da carreira de forma geral.

Na experiência comparativa – 10 segundos de uma faixa da versão digitalizada em 1987 e o mesmo tempo da versão remasterizada – na sede da EMI, na Barra da Tijuca, as músicas dos primeiros álbuns não revelaram tanto o trabalho dos engenheiros em Abbey Road (que demorou quatro anos para ser finalizado). De “Please please me” (1963) a “Beatles for sale” (1964), os discos – disponíveis em stereo pela primeira vez – guardam algo opaco que remete à época e dá um ar nostálgico que é muito o charme da gravação. O conceito foi utilizar tecnologia moderna com equipamentos antigos, para manter a autenticidade daquelas gravações analógicas originais. O impacto de que o som foi “limpo” é maior nos discos lançados a partir de 1966, ou melhor, do “Revolver” em diante. Há momentos em que os Beatles soam mais modernos e atemporais que nunca, capaz de convencer um leigo de que a canção foi gravada esta semana.

Além do som

Cada disco vem com um mini-documentário sobre sua feitura, que roda no computador. A caixa oferece um DVD com todos os documentários, que roda em qualquer aparelho e vem com legendas em português (nos CDs eles não são legendados). São imagens da época das gravações com declarações dos quatro Beatles e do produtor musical George Martin.

A simpática embalagem digipack em que vêm embalados é outro fator para definir cada beatlemaníaco que deve explodir seu cartão de crédito (a caixa custará R$ 850). Além da reprodução das capas originais, um belo encarte repleto de informações e fotos raras e inéditas.

Para completar o prejuízo, sai também uma outra caixa, com os 10 álbuns gravados em mono (R$ 900, mais caro porque estas serão importadas). Recomendado para qualquer um que não tenha algum desses discos em sua coleção particular. Para os fãs que já possuem a discografia completa em CDs, se o dinheiro estiver sobrando, vale o investimento.

O material chega às lojas nesta quarta-feira.

Leia mais no blog Jam Sessions, de Jamari França

3 thoughts on “Coleção remasterizada revela mais detalhes das gravações dos Beatles

  1. Aí galera do GarotaFm!! Vi a, não lembro o nome dela, na reprise do Atitude.com da TVE falando sobre o rock e sobre o blog e vim dar uma conferida.

    Tá muito bacana, muito agradável de navegar e tá muito bem escrito… e gostei sobretudo da matéria sobre os Beatles… apesar de ter todos os mp3 deles e tal…

    Vou sempre dar uma passada por aqui…

    E daqui a pouco dá uma conferida aí também: Banda Os Americanos – myspace. com/ osamericanos

    Valeu!!!

  2. Fala, Rodrigo!
    Legal você ter me visto na TV e ter tido vontade de visitar o blog. Venha sempre! E vai dando notícias através dos comentários ou do e-mail de contato.
    Beijos,
    Chris Fuscaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>