A reportagem exibida pelo “Fantástico” neste domingo sobre o sumiço de Belchior rendeu bons momentos nesta segunda-feira (assista aqui). Não! Ninguém comemorou o desaparecimento do cara. Pelo contrário! Perder Belchior é perder uma figura importantíssima da nossa música! Mas é que a repercussão foi enorme no meu telefone celular, Orkut etc. O que teve de gente apurando se eu sabia do paradeiro do homem… Bom, essa é uma história longa, mas vou tentar resumir.
Fui convidada, em maio 2006, a fazer a cobertura da Festa Nacional da Música de Canela (RS) para o jornal Extra, onde trabalhava na época. Eram diversos artistas participando de encontros, palestras, shows etc… antigos se juntavam a novos, pagodeiros conversavam com roqueiros, e assim o evento foi rolando, durante quatro dias. No primeiro, esbarrei com Belchior. Abordei ele para uma entrevista: “Belchior?”
“Parla italiano?”, perguntou ele.
“Sì, un poco”, respondi.
E aquele homem com pinta de galã mexicano começou a falar um italiano perfeito! Pedi para que voltássemos à nossa língua, já que meu italiano ainda não estava afiado para entrevistas. Lá fomos nós aos minutos de papo. Esbarramo-nos todos os dias do festival. E, sempre que nos separávamos, eu pensava: “Puxa, devia ter tirado uma foto com ele. Este cara é um ícone!” Mas eu sempre esquecia. Eis que, ao final de tudo, encontrei Belchior no lugar mais propício para se fazer uma foto de recordação: o avião! E lá fui eu, abordá-lo novamente:
“Belchior, posso tirar uma foto com você aqui no avião, segurando a sua mão e com medo?”
Ele riu e me recebeu no banco ao lado. Depois, voltamos a conversar por telefone, para outras entrevistas, e, à medida em que ia me sentindo mais à vontade, fui trocando mais ideias com ele em italiano. Nesta segunda-feira de luto pelo sumiço dele, muitos amigos lembraram que nossa relação ficou “próxima” durante os dias que se seguiram.
Abaixo, a letra da música que inspirou a foto acima:
Foi por medo de avião
Que eu segurei pela primeira vez na tua mão
Um gole de conhaque, aquele toque em teu cetim
Que coisa adolescente, James Dean
Foi por medo de avião
Que eu segurei pela primaira vez na tua mão
Não fico mais nervoso, você já não grita
E a aeromoca, sexy, fica mais bonita
Foi por medo de avião
Que eu segurei pela primaira vez na tua mão
Agora ficou fácil, todo mundo compreende
Aquele toque Beatle, I wanna hold your hand
Agora ficou fácil, todo mundo compreende
Aquele toque Beatle, I wanna hold your hand
Obs.: O site Palma Louca já vem procurando Belchior há mais tempo que o “Fantástico”.
Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: www.twitter.com/GarotaFM
Excelente, adorei a postagem e a foto! 😉
Chris, caramba, eu lembro dessa história!
…lembro que mandavam aparelhos prestobarba para ele de presente…
saúde
Amo esse cara e também fiquei doidinha por saber cadê meu amor, ele precisa dar a volta por cima e reaparecer em grande estilo.
Ainda bem que apareceu.