O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os álbuns de um movimento revolucionário

R$ 72

Um dos principais produtores da música brasileira, Manoel Barenbein é o personagem principal do livro O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os álbuns de um movimento revolucionário, do jornalista e pesquisador musical Renato Vieira. Baseado no podcast de mesmo nome que foi ao ar pela série Discoteca Básica Apresenta (do podcast Discoteca Básica), o livro é composto por entrevistas de Barenbein em que ele conta a Vieira como foi a concepção desses trabalhos históricos e a convivência com Caetano VelosoChico BuarqueGilberto Gil, Gal CostaJoão Gilberto, Jorge BenMutantes e Maria Bethânia.

Com prefácio de Gilberto Gil, O Produtor da Tropicália traz conteúdo exclusivo para além do já apresentado nos episódios do podcast comandado por Renato Vieira: o jornalista oferece entrevistas inéditas sobre os trabalhos que Barenbein fez com Erasmo CarlosNara LeãoRogério DupratRonnie VonClaudette Soares e Jair Rodrigues.

Editado pela Garota FM Books, o livro celebra o legado tropicalista no ano em que seus dois idealizadores, Gilberto Gil e Caetano Veloso, completam 80 anos, bem como o próprio Manoel Barenbein (Gil em 26 de junho, Caetano em 07 de agosto e Manoel, em 07 de setembro).

Categoria:

Fique por dentro dessa história /  More about this story

 

CURIOSIDADES

Manoel Barenbein dirigiu praticamente todos os discos da Tropicália, lançados pela Companhia Brasileira de Discos no fim dos anos 1960. Em O Produtor da Tropicália, ele lembra como surgiu a concepção do álbum “Tropicália Ou Panis Et Circencis”, marco histórico do movimento tropicalista, produzido por ele.

Outro detalhe saboroso é a convivência de Barenbein com Chico Buarque: foi ele quem convenceu o jovem estudante de Arquitetura e compositor a gravar suas próprias músicas. Os dois trabalharam juntos de 1965 a 1971 em estúdios do Rio, São Paulo e Roma. O produtor também recorda a tensão de gravar discos de Caetano Veloso e Gilberto Gil em Salvador quando os dois estavam prestes a ser exilados: agentes da Ditadura Militar o abordaram e o levaram para prestar esclarecimentos.

Uma prova do quanto é querido e respeitado no meio musical, Barenbein foi citado em várias faixas dos álbuns que produziu: Em “De Noite Na Cama”, por exemplo, Erasmo Carlos solta um “Viva o Mané!”. Em “Oba, Lá Vem Ela”, Jorge Ben fala ao final “Está acabando, Manoel, e eu estou de olho nela!”. Diz ele: “Fico muito feliz de poder falar desses discos que produzi. Muito humildemente, eles são históricos. Devo muito aos artistas com quem trabalhei e este livro também é uma forma de agradecer a todos eles”.

 

ERRATA

Os erros são comuns em livros biográficos. No entanto, é nosso dever informar os leitores e corrigi-los. Este espaço foi reservado para isso. Caso tenha alguma sugestão a fazer, envie mensagem para [email protected]

Prazo de entrega

Frete grátis via modalidade "impresso nacional" dos Correios, levando média de 10 a 15 dias úteis, sem rastreio durante o percurso do envio.

Número de páginas

208

Formato

16 X 23

ISBN

978-65-994524-6-8

Idioma

Português

Lançamento

dezembro de 2022

Imprensa


Leia mais em:

O Globo: Livro destaca a importância de Manoel Barenbein, a face oculta da Tropicália

Consagrado produtor da Tropicália revela em livro bastidores do movimento

Estadão: Consagrado produtor da Tropicália, Manoel Barenbein revela em livro bastidores do movimento

Estado de Minas: Livro resgata a trajetória de Manoel Barenbein, o produtor da Tropicália

Sopa Cultural: Com lançamento em São Paulo e no Rio, ‘O Produtor da Tropicália’ joga luz sobre o legado tropicalista de Manoel Barenbein

CBN: Jornalista fala sobre o lançamento do livro ‘O produtor da Tropicália’

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os álbuns de um movimento revolucionário”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar de…