Isabella Taviani faz show de lançamento de ‘Eu Raio X Ao Vivo’

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos

Um dos melhores trabalhos de Isabella Taviani nesses 10 anos de carreira discográfica, Eu Raio X virou DVD, gravado no ano passado, no Rio de Janeiro, com as participações de Elba Ramalho, Zélia Duncan, Moska, Myllena e Douglas Borsatti. Neste sábado (07/06), ela volta ao palco do Imperator para o show de Eu Raio X Ao Vivo, um lançamento da gravadora Coqueiro Verde.

No repertório do show, além sucessos como Diga Sim, Luxúria e Foto Polaroid, estão canções inéditas, como Se Assim ForAo Telefone, Galega Brasileira e Queria Ver Você No Meu Lugar. O acordeonista Douglas Borsatti fará uma participação. O show começa às 21h e os ingressos custam R$ 60 e R$ 70, com meia entrada. O Imperator fica na Rua Dias da Cruz, 170, Méier.

Leia o release produzido por mim para Isabella Taviani /Coqueiro Verde.

Isabella Taviani por Daryan Dorneles

Isabella Taviani por Daryan Dorneles

No país das “cantautoras”, Isabella Taviani é uma daquelas que se firmam cada dia mais tanto na criação de suas canções emotivas quanto na interpretação particular que dá a elas. Além disso, a artista sabe se aliar a nomes de peso da MPB, como Elba Ramalho, Zélia Duncan, Moska, além da nem tão novata assim, porém talentosa parceira Myllena, para a criação de seu novo trabalho. O DVD/CD Eu Raio X Ao Vivo, gravado no Imperator, no Rio de Janeiro, em 26 de Setembro de 2013, e agora lançado pela gravadora Coqueiro Verde, é uma celebração dos 10 anos chamados “profissionais”(IT frequenta os palcos da vida desde 1992, mas gravou seu disco de estreia em 2003), baseado no CD Eu Raio X, lançado em abril de 2012.

Nestes 10 anos, a artista se orgulha em dizer que os alicerces de sua carreira foram construídos sobre uma base sólida de fãs que costuma lotar suas apresentações pelo Brasil: “Nunca fui nenhuma queridinha da imprensa nem tenho minha cara estampada em jornais ou TVs todos os dias. Portanto, quem divulga e sustenta minha carreira são estes fãs fiéis que tenho tanto orgulho de preservar.”

Além de boa parte do repertório do álbum anterior, foram inseridas canções inéditas, como a folk Se Assim For (Isabella Taviani), o bolero Ao Telefone (Isabella Taviani / Myllena), o sambalanço Galega Brasileira (Isabella Taviani / Myllena) e o rock Queria Ver Você No Meu Lugar (Isabella / Myllena), este em dueto com a amiga Zélia Duncan. “Minha amizade com Isabella foi construída com bases sinceras, risadas sonoras e muita confiança. Admiro a honestidade dela com o que faz. Não à toa, ela possui uma das plateias que mais adoro ver. Eles cantam cada sílaba, se expressam com força e essa força vem dela. Fora a voz clara, afinadíssima, e a alegria de estar no palco, com a qual também me identifico plenamente. Enfim, eu ia morrer de ciúme se não estivesse nesse elenco, que, aliás, só tem gente do fundo do meu coração “, derrete-se Zélia.

Isabella entra em cena raspando a cabeça. A cena que instigou os fãs na época da gravação do disco – registrada apenas nas fotos de Daryan Dornelles – agora é mostrada em vídeo: a cantora passa (ela mesma) máquina 3 enquanto recita, em off, um texto sobre o medo. Em seguida, entra no palco quase careca, com seu violão dobro, cantando Deixa Estar. Daí pra frente, ela apresenta outras 18 músicas próprias, sendo cinco delas parcerias com Myllena, que assina a única faixa que não é de Taviani, Raio X. Essa foi a canção que inspirou o nome do CD.

A compositora mineira ainda faz um belo e comovente dueto com a anfitriã no palco, na canção A Imperatriz e a Princesa. “O trabalho com a Isabella se resume para mim em duas palavras: surpresa e alegria! Saí da zona de conforto de admiradora das canções desde 2004 para uma desafiadora e feliz parceria de baladas, rocks e até conto de fadas! Fiz Raio X para ela descrevendo essa artista e amiga generosa que hoje vejo tão mais de perto… Uma cantora e compositora ímpar que leva o público pelas mãos para onde quer”, afirma Myllena.

Com Moska, Isabella canta uma de suas canções mais amadas por seu público, Digitais. Ele escolheu repetir a dobradinha que fez com Taviani em seu programa de TV, o Zoombido, dando à música uma nova introdução saída de seu violão de nylon. “Quando Isabella me ligou, convidando assim no meio de um monte de coisas, pedi para fazer Digitais, que gravamos pro programa, e perguntei se ela queria que eu fizesse violão. E ela disse: ‘A banda toda quer!’ Acho que a Isabella é tipo cavaleiro de Jedi, ela tem a força”, diz Moska no DVD.

Já a rainha do forró ajudou Isabella a dar uma nova cara à tão conhecida Diga Sim Pra Mim. Regravada por duplas sertanejas, grupos de pagodes, em outros ritmos como forró, tecnomelody, a música foi muito executada em rádios de diversos seguimentos, principalmente no Nordeste e Norte do país. No novo trabalho, IT e Elba Ramalho transformaram a faixa em um forró-reggae delicioso. “Estar com a Isabella Taviani, cantar com ela e usufruir de sua amizade é um presente de Deus. Foi uma grande honra e satisfação participar de seu DVD. Cantora, instrumentista, compositora… enfim, tudo que está em Isabella e se derrama sobre nós tem sabor de quero mais”, declara.

Além de todas as já citadas, outras canções mais antigas estão no repertório, entre elas Luxúria, Sentido Contrário, De Qualquer Maneira (mais conhecida pelos fãs como Peixinho) e Foto Polaroid (num arranjo rock). De Eu Raio X, ela trouxe ainda a canção-do-ex-amor Estrategista, as agitadas Norte e A Palavra Errada, a de veia roqueira Contradição, a romântica A Canção Que Faltava e E se eu Fosse te Esperar? O CD traz ainda, como bônus, uma versão com letra estendida e voz gravada em estúdio de Ao Telefone.

A banda é formada por músicos competentes e claramente envolvidos com a artista: Pedro Mamede na bateria; Arthur de Palla no baixo; Caio Barreto na guitarra, no lap steel e no violão 12 cordas; Felipe Melanio no violão e na guitarra; e Geovanni Andrade nos teclados. Douglas Borsatti faz uma belíssima participação especial em três faixas no acordeon. A direção musical tanto do DVD quanto do CD é do baixista André Vasconcellos, que optou por ser minimalista, preservando o “espírito” das canções da artista.

O DVD/CD Eu Raio X Ao Vivo, de Isabella Taviani, é uma razão para se acreditar que a liberdade criativa aliada a uma artista tão emotiva e verdadeira em suas apresentações pode surpreender aos seus fãs ardorosos como atrair novos defensores e amantes de suas músicas sempre cantadas com paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>