A coletiva de imprensa do Buena Vista Social Club Stars no Hotel 7 Colinas de Olinda, na manhã desta sexta-feira (04/09), um dia antes da apresentação do grupo na Mimo (Mostra Internacional de Música em Olinda), acabou em música. Depois de falar sobre a expectativa de tocar em praça aberta a público e de exaltar os músicos brasileiros que mais gostam*, Amadito Valdes, Idania Valdes, Barbarito Torres, Fabian García e Tereza Garcia Caturla (Tete) cantaram “Chan Chan”. Primeiramente, o grupo negou o pedido de um repórter, alegando estar guardando a voz para surpreendê-lo no show gratuito que acontecerá sábado (6/09), às 21h340, na Praça do Carmo (Olinda). Mas Tete, a mais animada, não resistiu e se levantou, incentivando os outros músicos (e também os jornalistas) a fazerem o coro.
“Gosto muito de show aberto ao público, pois não há distinção social, nem econômica. Além disso, dá oportunidade a todos de conhecerem nosso som”, declarou Amadito durante a entrevista.
Filha de Amandito, Idania Valdes engrossou o coro, ao comparar os shows que fazem em praças (em Cuba, a maioria deles é aberta a público) aos que apresentam em casas fechadas:
“Em praças, todos ficam de pé, é mais animado, enquanto em algumas casas a plateia fica sentada.”
“Guantanamera” e “Chan Chan” estão no repertório assim como surpresas “brasileiras” que eles não quiseram revelar.
* Rosa Passos, “Ga Cota” (leia-se Gal Costa), Maria Rita, Lenny Andrade, Caetano Veloso, Maria Bethânia… Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro estão fora do playlist dos cubanos, que não tiveram contato com a música do Nordeste fora Hermeto Pascoal.
Assista aqui à parte da coletiva e à “canja” dada pelo grupo: