Rita Ribeiro registra ‘Tecnomacumba’ em DVD e recebe Maria Bethânia no palco

Posted by Chris Fuscaldo Category: Entrevistas Tag:

ritaribeiro1

O projeto Tecnomacumba começou despretensiosamente, com Rita Ribeiro fazendo uma temporada curta, no Rio de Janeiro. Quando a cantora se deu conta, já estava há quatro anos apresentando o mesmo show (e vendo a plateia crescer). O disco foi lançado em 2006 e o DVD, intitulado “Tecnomacumba – A Tempo e ao Vivo”, será gravado em tempo, na próxima sexta-feira, dia 3 de julho, a partir das 21h, no Vivo Rio. Para quem não tinha mais esperanças de ter Rita dentro de casa…

“Tudo acontece no tempo certo e a hora é agora! A ideia original era fazer um mês de shows no Rio, com participações especiais de alguns artistas que admiro, e fiquei quatro anos em cartaz e ainda lancei o CD em 2006 pelo meu selo, Manaxica, com distribuição da gravadora Biscoito Fino.Com o passar do tempo, fui verificando que o projeto tinha vida e força devido ao grande apelo do público em todo o Brasil. Tenho feito vários shows pelo Brasil e as pessoas estão sempre perguntando pelo DVD do ‘Tecnomacumba’. Sempre que canto as canções do projeto nesses shows, rola uma comoção geral da plateia, o que me estimula bastante a seguir em frente com ele”, diz Rita, animada.

Este será o primeiro DVD solo de Rita Ribeiro em 20 anos de carreira (entre os discos estão “Rita Ribeiro”, “Pérolas aos Povos” e “Comigo”). A cantora maranhense gravará canções já conhecidas dos fãs de “Tecnomacumba” e outras pérolas do cancioneiro popular. No repertório estão “Domingo 23” (Jorge Benjor), “Babá Alapalá” (Gilberto Gil), “Oração do Tempo” e “Iansã” (ambas de Caetano Veloso), “Coisa da Antiga” (Wilson Moreira e Ney Lopes), “É D’ Oxum” (Gerônimo e Vevé Calazans), “Rainha do Mar” (Dorival Caymmi) e “Cocada” (Antonio Vieira). A convidada da vez é ninguém menos que Maria Bethânia.

“Minha grande alegria é poder está de volta com um show que adoro fazer e, poder compartilhar essa alegria com meu público, sempre atento e carinhoso comigo. Além disso, e tão importante quanto, é ter a participação especialíssima de uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos. Terei também as participações especiais dos bailarinos Kiusam de Oliveira e Cridemar Aquino, além do Tambor de Crioula As Três Marias”, adianta.

Paralelamente à gravação do DVD, Rita Ribeiro segue trabalhando na elaboração do projeto “(Sub)Urbano Coração”, que vai virar um CD em breve, e na finalização para lançamento do DVD “Três Meninas do Brasil”, no qual dividiu o palco com Jussara Silveira e Teresa Cristina. Ela agradece ao “Tecnomacumba” pelo público que conquistou.

“O ‘Tecnomacumba’ sem dúvida deu maior visibilidade ao meu trabalho e o fato de após quase seis anos de projeto ainda existir um grande interesse pelo mesmo, afirma o quanto as pessoas ainda estão envolvidas e fiéis ao projeto, o que me deixa muito feliz. Nunca deixei de fazer ‘Tecnomacumba’, apesar de tê-lo encerrado oficialmente em dezembro de 2007. Os convites pra fazê-lo continuam acontecendo e acho que ainda há muito a fazer na divulgação do projeto”, diz.

Para Rita, “Tecnomacumba” não é simplesmente um show, mas uma intervenção cultural.

“Pretendo retomar aquele sentido amplo que a música tem para os negros africanos e para o povo de santo – o de que a música não se presta apenas à fruição estética e ao prazer; ela é meio de transmissão de conhecimentos entre diferentes gerações, logo, fundamental para a cultura de um povo – e ressaltar que a MPB deve muito às religiões afro-brasileiras.Sendo assim, acredito que as coisa vão se complementando no processo de trabalho e, paralelo a isso, continuo desenvolvendo outros projetos, como ‘Três Meninas do Brasil’ e ‘(Sub)Urbano Coração’”.

Para finalizar a entrevista, Rita convida a todos para se juntar a ela e soltar o corpo na sexta-feira:

“Será, sem dúvida, uma grande festa com a benção de todos os santos e orixás. Saravá!”

Gravação do DVD ‘Tecnomacumba – A Tempo e ao Vivo’
Data: 03 de julho (sexta-feira)
Abertura da casa: 20:30h
Horário da apresentação: 22h
Local: Vivo Rio (Av Infante Dom Henrique, 85)
Capacidade: 4.374 lugares
Ingresso: R$ 40

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: www.twitter.com/GarotaFM

7 thoughts on “Rita Ribeiro registra ‘Tecnomacumba’ em DVD e recebe Maria Bethânia no palco

  1. Olha .. quem ainda não comprou o DVD aconselho revirar a internet, as lojas de DVD’s e comprá-lo.
    É maravilhoso, encantador ….. eu não me canso de ouvi-lo. Não frequento terreiros e nada conhecia, depois que vi este show em DVD passei a admirar a religiosidade umbandista e ler sobre o assunto.
    Enfim …. tudo que eu disser de bom é pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>