O retorno de Vanusa em um disco com repertório moderno

“É muito difícil a pessoa de quem você gravou a primeira música subir e lembrar daquilo. Eu li a matéria e me emocionei. Fui às lagrimas! Fiquei super feliz!”

É verdade… Não é fácil ser generoso(a) e obter reconhecimento por isso… Mas existem, sim, entre os artistas, aqueles que não esquecem de quem um dia lhes ajudou. Faz um ano que Vanusa me contou, durante uma entrevista, como foi ser a primeira artista a gravar uma canção de Zé Ramalho antes mesmo de ele ter algo seu registrado por uma gravadora e como foi ser reverenciada por ele em uma matéria jornalística depois, quando o músico estava no auge do sucesso. Vanusa incluiu Avôhai em seu disco Trinta Anos, de 1977, um ano antes de o próprio autor gravá-la em seu álbum de estreia. O carinho mútuo perdurou e, este ano, Zé apareceu de novo em um disco da cantora. O Silêncio dos Inocentes é uma das 10 faixas de Vanusa Santos Flores, lançado recentemente pelo selo Saravá Discos.

“Pensei em gravar um disco novo há mais de dez anos e pedi a Zé Ramalho uma música. Ele mandou duas e eu amei essa. Só que demorei tanto que ele acabou gravando antes (no CD O Gosto da Criação, de 2002). Deve ter pensado que eu não ia fazer nada com a canção, mas nunca deixei de pensar nela”, conta Vanusa.

CD Vanusa Santos FloresCom repertório e arranjos modernos e voz doce e firme, Vanusa arrasa em seu novo disco e acaba de vez com o estigma que a persegue de cantora que errou o Hino Nacional. Se naquele momento ela amargava uma depressão, agora ela emana suavidade em interpretações como a de Esperando Aviões, de Vander Lee, e Compasso, de Angela RoRo e Ricardo MacCord. Dos trabalhos antigos, Vanusa trouxe duas canções que ela sempre quis regravar com novos arranjos: a sua belíssima composição  Traição e Tapete da Sala (parceria com Luís Vagner e Antonio Luís).

“Quando ouvi a mixagem da música (Traição) no estúdio, chorei copiosamente”, escreveu Vanusa no folheto de divulgação do CD.

Tudo Aurora era um dos poemas da artista que Zeca Baleiro pediu para levar com ele e acabou transformando em música. O maranhense participa cantando dessa faixa. Mistérios (Zé Geraldo e Mário Marcos) era um sonho de Vanusa desde a década de 1980, assim como Haja O Que Houver, do grupo Madredeus. As outras faixas de Vanusa Santos Flores que merecem ser escutadas são Abre Aspas (Nô Stopa Marcelo Bucoff) e Era Disso Que eu Tava Falando (Renato Fausti Mário Marcos).

E, no embalo, a gravadora Discobertas lançou este ano também um box em dois volumes com os oito discos lançados por Vanusa entre os anos 1960 e 1970. As reedições foram produzidas pelo pesquisador Marcelo Fróes e trazem capas originais e áudio recuperado a partir dos tapes originais das velhas gravadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>