Alceu Valença compõe um cangaço romântico em ‘A Luneta do Tempo’, sua estreia como diretor de cinema

Alceu faz uma participação

Alceu faz uma participação em seu próprio filme

Irandhir Santos e Hermila Guedes

Irandhir Santos e Hermila Guedes

Os cangaceiros Nair e Severo Brilhante

Os cangaceiros Nair e Severo Brilhante

Plagiando meu colega de profissão Beto Feitosa, Alceu Valença não precisa de luneta para enxergar longe. Mas o seu Lampião, interpretado pelo grande Irandhir Santos, e a sua Maria Bonita, vivida pela ótima Hermila Guedes, precisam para entender o outro lado da vida em A Luneta do Tempo.

Dirigido e roteirizado pelo músico pernambucano, o filme mostra o lado romântico do casal de cangaceiros mortos e é todo falado através de rimas. Depois de levar dois kikitos no 42º Festival de Cinema de Gramado, o longa será exibido em 25 de setembro (quinta-feira) no Festival do Rio (24/09 a 08/10) e tem estreia prevista para 2015.

A trama se passa em São Bento do Una, cidade onde Alceu nasceu e onde chega o Circo Mazzola. Enquanto o estrangeiro (Ceceu Valença) anuncia o espetáculo e se engraça por Dona Dodô (Ana Claudia Wanguestel), mulher de Antero Tenente (Servilio Almeida), cangaceiros e autoridades se enfrentam.

Ceceu Valença é Mazzola

Ceceu Valença é Mazzola

Charles Teony: Antero Filho

Charles Teony: Antero Filho

Ao mesmo tempo em que são vistos e ouvidos muitos tiros, há muito amor entre os integrantes do grupo liderado por Lampião. Braço direito de Lampião, Severo Brilhante (Evair Bahia) não mata Antero Tenente – o “rei da gaia” (expressão típica de Pernambuco que equivale a “chifre”) – por clemência e é aí que a história começa a sofrer uma reviravolta.

A trilha sonora é de Alceu Valença e Paulo Rafael, guitarrista do pernambucano há quase 40 anos. O texto é todo escrito em forma de cordel. A literatura é destaque também na segunda parte do longa, quando 25 anos se passam e o músico Tito Lívio aparece no papel do escritor Severino Castilho.

Outro artista local ganhou um papel: o sanfoneiro Ari de Arimateia volta à cidade como integrante do circo – agora dirigido por um Mazzola velho, interpretado por Roberto Lessa – e acaba desagradando o filho do Antero Tenente, Antero Filho (Charles Teony). Alceu faz uma pequena participação como um palhaço do circo do Mazzola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>