Cesinha Pivetta resgata raízes do samba em ‘Nossa Bandeira’

Posted by Isabela de Sousa Category: Colaborações

Apesar de jovem e estreante, o sambista Cesinha Pivetta “tá com tudo e não tá prosa”: abriu o ano de 2014 lançando seu primeiro álbum, “Nossa Bandeira” e, de cara, já provou que conhece do assunto. Cesinha é cantor, compositor, ator e, desde muito cedo, ligado ao mundo do samba. É filho do autor teatral Cesar Vieira, responsável pela fundação do Teatro Popular União e Olho Vivo – local de forte resistência da cultura popular de São Paulo. Influenciado por este cenário, Cesinha interpretou o sambista Adoniran Barbosa quando ainda tinha 5 anos na montagem teatral “Barbosinha Futebó Crube”, e já mostrava interesse por instrumentos de percussão. Atualmente é conhecido por ser um dos fundadores do Samba de Bule – evento destinado aos amantes do samba (que é sediado pelo mesmo Teatro União e Olho Vivo), no bairro do Bom Retiro.

“Nossa Bandeira” é um álbum independente (com prensagem e distribuição do selo Pôr do Som), um registro ao vivo feito em 2012, na sala Guiomar Novaes, na FUNARTE, em São Paulo. A arte gráfica do disco é outro ponto interessante. Criada por André R. Lemos, a capa é baseada no famoso quadro “A Liberdade Guiando o Povo”, obra do artista francês Eugène Delacroix, do século XIX. Na versão de Lemos, a mulher que aparece com a bandeira não mão é uma porta-estandarte; ao redor, ao invés do povo e corpos estirados no chão, aparecem pessoas empunhando instrumentos musicais.

CD Nossa Bandeira, de Cesinha PivettaAs 12 faixas mostram composições próprias, parcerias com seu pai e com outros nomes da cultura popular de São Paulo. A “abre-alas” do disco é Alvorada de Dora, que dá uma ótima primeira impressão do que está por vir: a conversa entre flauta e bandolim é marcante e fazem lembrar o que há de melhor nos antigos sambas, aqueles que ficam pra história. Na sequência, a faixa-título, “Nossa Bandeira”, não deixa a peteca cair e mostra o talento da voz de Cesinha, numa música em parceria com Cesar Vieira onde levanta a bandeira do samba e diz: “Essa é a nossa bandeira / Bandeira simples de uma só cor”. O álbum ainda guarda outras boas surpresas, como é o caso de “Lamento de uma Raça” e “O Molho é Samba” – ambas do mestre Waldir 59, compositor da Velha Guarda da Portela, que também participou do show. Destaque também para “Baquetas em Pedaços”: canção melancólica, sobre a saudade de um Carnaval. Os arranjos, a mixagem e a masterização são de Marrom Santos.

 

CESINHA PIVETTA 
Nossa Bandeira 
Pôr do Som (2014)

01-Alvorada de Dora

02-Nossa Bandeira

03-Cidadão Samba

04-Espera Maria

05-Jardim de Flores

06-Segura a Peruca

07-Lamento de uma Raça

08-Baquetas em Pedaço

09-Bordão de Aço

10-Nau Bretoa

11-João Abade

12-O Molho é Samba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>