‘Living in Darkness’: Agent Orange em três sessões de gravação

Posted by Carlos Dias Category: Colaborações

Impossível ouvir o som dos americanos do Agent Orange e não lembrar de bowls e half-pipes em um dia ensolarado na Califórnia (mesmo para quem nunca esteve lá). A mistura de skate rock com pitadas de surf music encontrada neste álbum é um clássico dos anos 80. “Living in Darkness” foi gravado em três pequenas sessões durante setembro de 1981. Para capturar a espontaneidade da banda, as bases foram gravadas o mais rápido possível.

Metade das músicas foi escrita antes da gravação e já eram tocadas ao vivo. As outras eram ideias musicais incompletas, com arranjos feitos na hora e as letras sendo finalizadas entre a gravação das bases e dos vocais. A “Cry for Help in a World Gone Mad” foi a única canção gravada sem ensaio algum. A versão ouvida é a da primeira vez em que a música foi tocada do início ao fim.

As letras de “Living in Darkness” foram inspiradas, em parte, pelas mudanças que ocorriam na cena Punk norte-americana na época. A atitude vale tudo dos primeiros anos mudava em direção ao engajamento do Hardcore. O primeiro dia das gravações foi dedicado às bases, gravando bateria, baixo e guitarra, juntos no mesmo estúdio. No dia seguinte, foram registrados os overdubs da guitarra, mantidos num patamar mínimo. Finalmente, na última noite foram feitos os vocais.

No CD, existem três faixas extras (“America”, “Bored of You” e “El Dorado”) gravadas no estúdio Devonsound, em San Diego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>