Andre Barroso lança disco que combina com todos os tempos

Se “Invasão Octopus” tivesse sido lançado nos anos 60, quando o rock ainda era a reprodução do que se fazia lá fora, cairia bem, mas poderia causar um certo estranhamento pela sofisticação. Se tivesse sido lançado na década de 1970, seria bem recebido, mas talvez fosse julgado como um disco bobo por não dedicar mais tempo aos solos de guitarra ou às misturas de ritmos. Nos anos 80, Andre Barroso conseguiria o posto de representante do rock brasileiro, mas ainda teria gente querendo mais sujeira no som do cara. Como o segundo disco do músico e designer gráfico saiu agora, tempos em que tudo é rock ou MPB, tem tudo para conquistar um espaço.

Lançado pela Astronauta Discos, “Invasão Octopus” é rock, mas é pop e MPB também. Com participações das cantoras Luciana Pestano e Tatiana Dauster, do gaitista Oswaldo Coyote, do flautista André Bala-Bala, dos rappers Gilber T e De Leve e de Gustavo Borner e Juba Machado, o álbum mistura estilos e influências sem perder unidade.

“Este álbum me pareceu mais complexo e, ao mesmo tempo, mais profissional, em termos de produção e conteúdo. Um CD orgânico e com canções mais harmônicas, com menos solos e mais voltadas à própria música. A direção artística de Leonardo Rivera deu o conteúdo para o trabalho dos produtores das músicas e os convidados”, explica André no release de divulgação.

Andre Barroso e BandaA maior parte das canções é de André com sus parceiros. Destaque para “Imenso”, uma ótima composição de Zuely Mesquita e Zélia Duncan, cheia e flauta e muito suingue na voz de Tatiana Dauster. “Em Que Você Está Pensando” começa com um solo de guitarra que anuncia a sonzeira que vem logo depois: esta canção tem participação do rapper De Leve cantando rock.

Andre Barroso comenta algumas faixas do álbum:

Objeto Obscuro: “É forte como Musa do Kaos, traz solos de teclados e indica ser o carro chefe do disco. Convidamos o músico Gustavo Borner, especialista em canções swingadas, para dar corpo ao trabalho. Existe um coro de vozes que era um sonho meu e que foi essencial para encorpar a música.”

Imenso: “Um toque de mestre também foi a flauta de André Bala-Bala, ex-integrante do Rio Maracatu.”

Com Você Aqui: “Outra acústica, mas com um formato folk emoldurado pela gaita de Oswaldo Coyote. A letra ficou a cargo do Pedro Lago, poeta e escritor, neto do Mário Lago, que teve sua primeira experiência com letras neste trabalho. A voz principal é da gaúcha Luciana Pestano, a Tigra”.

Em Que Você Está Pensando?: “Tudo começa com um riff e Gilber chega encorpando bem o trabalho. Sempre tive a vontade de colocar um rap em uma música mais forte. Chamamos o De Leve para a missão. A música será a abertura dos shows.””

Canto Pra Você: “Com a ajuda do mestre Marcos Godoy e o toque dos metais de Pedro Selector, a música ficou alternativa e moderna.”

Primavera Árabe: “Atmosfera anos 80, digital, agradável, mas com marcas das revoltas ao fundo. ”

“Remeleixo”: “A faixa vai apresentando seu clímax com o solo de guitarra e a percussão de Tatá Ogan, que chega preenchendo a conclusão da canção.”

“Fala pra Mim”: “Questiona as desvalias que se fazem notar nos tempos modernos, mas que acontecem desde a Década de X.”

“Correntes”: “Com a voz de Jean Oliveira, que esteve na última formação do show. Toda força da voz, inspirado em Deep Purple com Korn.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>