Ponto de Equilíbrio lança DVD, celebrando o reggae e Vila Isabel

Posted by Chris Fuscaldo Category: Entrevistas

Os bons filhos à casa tornam e a Fundição Progresso é o lar que os meninos do Ponto de Equilíbrio visitarão depois de tanto rodar pelo país levando suas mensagens de paz e amor. Mas nesta sexta-feira (25/10) o show na casa onde foram dados os primeiros grandes passos vai ser especial. A banda de reggae fundada em Vila Isabel, bairro no subúrbio do Rio de Janeiro, comemora o lançamento de seu primeiro DVD, “Juntos Somos Fortes”.

Com abertura do DJ Marcelinho da Lua e encerramento do grupo Raiz do Sana, o evento está marcado para meia-noite. “Abre a Janela”, “Coisa Feia” e “Novo Dia”, entre outras estarão no repertório de Helio Bentes (voz), André Sampaio (guitarra e backing vocal), Lucas Kastrup (bateria), Marcio Sampaio (guitarra rítmica), Pedro “Pedrada” Caetano (baixo), Tiago Caetano (teclados e piano) e Marcelo Gêmeos Campos (percussão).

Confira o que Lucas contou para o GarotaFM sobre a gravação do DVD, Vila Isabel e a evolução do reggae no Brasil.

Ponto de EquilíbrioQual é a sensação de ter um show do Ponto de Equilíbrio registrado para a eternidade?

É o primeiro DVD da banda, após 13 anos de estrada e três CDs anteriormente lançados. É uma sensação muito boa, algo que sempre tivemos como objetivo: registrar nossa performance no palco. Desde o início, a banda trouxe justamente essa característica de interação com o público e de se recriar a cada nova apresentação. O áudio de um CD, embora seja fundamental, não é capaz de transmitir a atmosfera única de um show, que envolve som e movimento.

Fale sobre a escolha desse repertório e do significado dessas músicas para a banda.

Buscamos escolher músicas que simbolizassem diferentes momentos de nossa trajetória, num resumo dos três álbuns, trazendo novos arranjos, músicos convidados e participações especiais de Marcelo D2 e Laurinho d’ORappa, além de uma música inédita, intitulada “Estar com Você”. Evidentemente muitas músicas boas acabaram ficando de fora, o que nos deixa motivados para pensarmos em trabalhos futuros nos quais elas poderão estar presentes, junto com outras músicas inéditas que ainda temos para trabalhar.

Vila Isabel está devidamente homenageada no repertório. Eu gostaria de saber sobre a relação da banda com o bairro hoje em dia.

Quando a banda surgiu, em 1999, todos os fundadores moravam no bairro e a grande maioria havia sido criada ali. Temos duas duplas de irmãos, Pedro e Tiago e também Marcio e André, sendo o restante amigos de um mesmo quarteirão. Dessa forma, levantar a bandeira deste bairro se tornou uma das marcas de nossa identidade enquanto banda. Atualmente, o vocalista Helio Bentes ainda reside no local, nas proximidades do Morro dos Macacos, e o percussionista Marcelo “Gracia” Campos também vive em Vila Isabel. A família de Pedro e Tiago também mora lá e o bairro ainda é nosso ponto de encontro, para viagens e algumas reuniões.

Sei que vocês viajam muio pelo país. Onde o reggae é mais forte hoje?

O reggae no Brasil se desenvolveu de diferentes formas nas várias regiões. Falar apenas de alguns estados ou cidades pode limitar essa compreensão. O Maranhão ficou popularizado como a capital do reggae brasileiro, mas vemos em Salvador uma massa apaixonada por esse gênero musical, assim como em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Recife, Curitiba e no próprio Rio de Janeiro. De leste a oeste o reggae encontra morada e está em crescimento, mostrando uma foça que se supera a cada estação.

Ponto de EquilíbrioFale sobre a participação de OSGEMEOS na gravação do DVD.

OsGemeos participaram da arte/capa de nosso terceiro álbum, “Dia Após Dia Lutando”, de 2010, e de lá para cá desenvolvemos forte amizade. Eles já compareceram em diversos shows em SP, visitando camarim e hotel. Da mesma forma já fomos em seu ateliê. O convite para o DVD veio desse vínculo e de nossa admiração mútua enquanto artistas. Por se tratar de um registro áudio-visual foi uma boa oportunidade de unir nossas duas áreas de atuação num só projeto: música e desenhos.

Do que vemos no DVD, o que vai ser levado à Fundição Progresso na sexta-feira?

Tocaremos o repertório do DVD com a mesma vontade e satisfação. O público encontrará não simplesmente uma reprodução do DVD, mas um trabalho orgânico no qual a participação do público e nossa própria liberdade de improvisação farão deste show uma apresentação única, compartilhada com aqueles que se farão presentes. Além disso, o fato de tocarmos em casa, cercado por amigos e familiares sempre será motivo de muita alegria para nós do Ponto de Equilíbrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>