Artista Faro MPB, Brunno Monteiro une o rock à MPB em show no Rio

Posted by Isabela de Sousa Category: Colaborações

intensidade s.f. Característica do que é intenso. Em grande proporção: a intensidade do calor. Expressão do valor numérico de uma grandeza: intensidade de uma força.

Talvez “intensidade” seja a melhor palavra para descrever a apresentação do novato Brunno Monteiro. O carioca de 26 anos canta a plenos pulmões todas as músicas de seu álbum de estreia, “Ecos da Rua”, e mostra ainda versões e participações especiais. Após o sucesso dos shows de lançamento do disco no Levada Oi Futuro, Brunno se apresentou no Solar de Botafogo na semana passada e falou um pouco de seu trabalho para o GarotaFM.

Como abertura do show, rolou o clipe (FOFÍSSIMO!)* da música de trabalho: a versão de “Nunca Sofri Por Amor”**, do Cazuza, feita para o Projeto Agenor – homenagem ao cantor que juntou novos nomes da música brasileira para fazer releituras de composições pouco conhecidas. De cara, Brunno dá o seu tom: ao contrário da versão em valsa que a cantora Joanna deu à musica em sua gravação nos anos 80 (ouça aqui), Brunno mergulha na confissão do autor e canta que ganha a vida falando de amor, mas nunca sofreu por ninguém. Lá pelas tantas, ele se pergunta, através de seu canto, se já amou de verdade.

“Fiquei encantado com os versos fantásticos daquela música e aceitei na hora. Chamei o JR Tostoi para fazê-la comigo e resolvemos gravar todos os instrumentos nós mesmos. Mostrei para ele algumas referências de onde eu queria chegar com a música, como David Bowie e Black Keys. Gravamos a minha guitarra base e já estávamos com um ritmo de batera em mente, mas ainda faltava algo. Foi quando o JR chegou com a ideia de uma guitarra super distorcida com alavanca e deu o peso que faltava para a música, levando ela até para um lado meio Led Zepellin”, conta Brunno.

Brunno Monteiro por Vitor JorgeJá no palco e acompanhado de sua banda, Brunno dá continuidade à parceria com Tostoi. JR é o produtor responsável pelo disco “Ecos da Rua” e o ajudou desde o início na concepção do trabalho: “Comecei a cantar muito novo, mas tocando em bandas de rock. Mais recentemente percebi que tinha uma produção minha que não cabia mais na roupagem das bandas onde toquei. Queria ter mais liberdade pra fazer as coisas, mais tranquilidade também. Daí cheguei ao JR Tostoi e fomos fazendo o disco aos poucos. Eu ia mostrando algumas coisas e ele me mostrava outras referências até que chegamos ao ‘Ecos da Rua’. Com o disco pronto, fiz uma série de shows no Estúdio Floresta, onde convidei o César Lacerda e a banda Hidrocor. Isso quando o disco estava apenas na internet. Com a versão física dele pronta, fui convidado pelo Jorge Lz pra lançar o trabalho no Levada Oi Futuro. Foram duas noites muito especiais. De lá pra cá várias coisas bacanas aconteceram. Fui convidado pra coletânea do Cazuza, gravei um clipe da faixa, e também fui Artista Faro na MPB FM. Ouvir minha música no rádio está sendo muito legal.”

No palco, o pontapé inicial foi dado com “Semântica” e seu “Hey Hey Hey”, músicas que deram sequência a um passeio por vários estilos, uma união feliz entre o lirismo da MPB e o peso do rock: destaque para o som manso do ukelele em “Se Entender”, a marcação dançante do baixo em “Sem Passagem” e a desobediente “Mau Pra Mim”. Em todos os ritmos e a todo tempo, Brunno emprestou não só a voz, mas o corpo às letras que está cantando e faz caras, bocas, grita e sussurra. O toque a mais foi dado por um medley que o cantor fez de músicas do Erasmo Carlos: “Filho Único” e “Sou Uma Criança, Não Entendo Nada” pareciam complementar naturalmente uma à outra. Houve também participações especiais de Rabujah, com sua voz grave em “Mal Secreto”, e do paraense Arthur Nogueira. A parceria com Tostói entrou em cena na swingada “Na Gaveta”. Foi feita ainda uma versão em português para “Space Oddity”, de David Bowie.

“Gosto de pensar em um show com climas, se alternando entre o tranquilo e o intenso. Costumo montar o setlist em cima disso. Sempre gostei de recriar as músicas dos meus artistas preferidos, como se elas fossem minhas mesmo. Isso pra mim sempre foi um exercício de interpretação. E fora que esses artistas são uma grande referência no meu trabalho, eu sempre gostei de tocar essas músicas, então a entrada delas no meu repertório foi natural. Elas dialogam bem com o Ecos da Rua”, comentou Brunno, depois do show.

A próxima oportunidade de assistir a Brunno Monteiro será em 3 de outubro, no Festival Faro MPB, com abertura de Clarice Falcão e a participação de Moska.

OBSERVAÇÕES

Luninha, o cão do clipe de Brunno MonteiroO imã de geladeira de Brunno Monteiro*O cão que protagoniza o vídeo na verdade é menina, e se chama Luna: OLHA QUE COISA MAIS LINDINHA!

** A Dobra Comunicações ficou responsável por distribuir brindes no final do show. Ganhei um imã de geladeira com um trechinho de “Nunca Sofri Por Amor”

BANDA

Caio Barreto (guitarra)
Guilherme Muniz (baixo)
Heberth Souza (teclado)
Pedro Richaid (bateria)

SET LIST

01. Semântica
02. Vem de vez
03. Ecos da Rua
04. Mal Secreto
05. Pode Parecer Clichê
06. Mau Pra Mim
07. Se Entender
08. Filho Único / Sou Uma Criança, Não Entendo Nada
09. Sem Som
10. Desperto
11. Nunca Sofri Por Amor
12. Novo Modo
13. Na Gaveta

BIS

14. Space Oditty
15. Ecos da Rua

2 thoughts on “Artista Faro MPB, Brunno Monteiro une o rock à MPB em show no Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>