Conheci Guto Wirtti melhor em 2010, em João Pessoa, capital da Paraíba. Com seu enorme e imponente baixo acústico, ele acompanhou Yamandu Costa no show que o grande violonista gaúcho apresentou no Festival Nacional de Arte (Fenart). Eu fiz a cobertura do evento para a revista Rolling Stone (e de quebra coloquei um post no GarotaFM). Fora do palco, trocamos ideias e descobri que as famílias de Guto e Yamandu são próximas e que eles se conheciam desde garotos. Não deu tempo de descobrir que, além de dois ótimos músicos, essa região já havia exportado para o Rio de Janeiro um outro talento: Nina Wirtti.
Irmã de Guto, que apareceu esses dias na minha vida, ela chegou na cidade em 2006 e logo ganhou parceiros e palcos na Lapa. O samba antigo, a influência da música latino-americana, que sugou do pai músico, e um pouco de MPB permeiam o repertório do seu disco de estreia, recém-lançado, “Joana de Tal”, que teve direção musical do irmão e tem Yamandu tocando uma faixa, “Zé Ponte” (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins). Nesta terça-feira (06/08), vou descobrir muito mais sobre essa bela e talentosa cantora durante um bate papo que antecederá seu show e faz parte do projeto Pensar, realizado na Miranda. Cheguem cedo! A partir das 20h30, estaremos no palco. Em seguida, Nina cantará e convidará Marcos Sacramento e Pedro Miranda para participações especiais.
‘Pensar’ com Nina Wirtti: Segunda-feira (06/08), às 20h30 (abertura da casa às 19h30), na Miranda / Complexo Lagoon (Av. Borges de Medeiros, 1424 Piso 2, Lagoa – Tel: 21.2239-0305). Ingressos: R$ 20 a R$ 50.