Ritmo na veia: Rodrigo Sha lança novo álbum e site de venda de sons do Brasil

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos Tag:

Rodrigo ShaRelease feito para Rodrigo Sha em abril de 2013.

Ritmo é mesmo uma das paixões de Rodrigo Sha, o multi-instrumentista e produtor musical responsável por grande parte de suas próprias gravações que, desde 2009, faz parte da banda do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo. Antes de embarcar como músico e ator na próxima novela das 23h, “Saramandaia” (já embarcou. Leia mais aqui), o artista carioca está lançando dois produtos que saíram do fundo do seu coração e têm tudo a ver com esse aspecto musical referente à organização do tempo e do espaço: o CD “Carnaval Beach Club Vol. 1” e o site O Ritmo.

São muitas atividades… Primeiro, deixemos para lá, por exemplo, a obra que criou com o Bossacucanova e a música “Redentor”, que compôs como DJ MAM e foi premiada em 2011 no concurso Música – Tema do Cristo Redentor 80 anos. Vamos falar do quarto álbum solo de Rodrigo Sha, que reúne parcerias que vinha produzindo há meses, despretensiosamente, com DJs amigos. Quando o saxofonista, flautista, cantor, compositor e mestre em sintetizadores se deu conta, as músicas haviam ganhado unidade, já contavam uma história. E todos os seus atributos foram usados da maneira mais natural possível. Improvisos ao saxofone ao estilo do ídolo Miles Davis, por exemplo, renderam frases que se encaixaram perfeitamente aos elementos eletrônicos. A brasilidade não ficou de lado durante as produções. “Queria um álbum com vários climas, mas com consistência. Esse disco me representa”, diz.

Já a página da internet, criada em parceria com a Polo Marte e Daniel Pereira (da Luz Consultoria), surgiu da vontade de abrigar e disponibilizar para venda e/ou compra pedaços de músicas (beats, riffs, solos, levadas, samples) ou músicas inteiras (backgrounds ou full tracks). Ou seja, ritmos brasileiros para usos diversos. Seja ele um amante de música nacional ou um profissional que vai usar o produto adquirido na produção de uma nova obra, no site O Ritmo, o comprador tem acesso a melodias, bases, frases musicais de nomes como Roberto Menescal e Marcos Suzano, além de, claro, Rodrigo Sha. O autor fica com 60% da receita bruta da venda efetuada: “O site foi feito pensando na oportunidade que gostaria de ter e de dar a músicos, autores e produtores, de fornecer ou mesmo adquirir matéria-prima musical. A ideia é transgredir, dar autonomia à criação estimular o desapego.”

Marcos Suzano está também no disco “Carnaval Beach Club Vol. 1”, tocando percussão na faixa “Peace in the Guetto”. Através da música, é possível saber como se diz favela em diversas línguas. “O Suzano gravou toda a parte rítmica e colocou vários efeitos. A gente sempre toca junto nos meus shows. Ele é um cara que tá muito ligado nessa linguagem da música eletrônica. É um artista muito vanguarda”, diz Sha, que pensou em fazer esse disco depois de muitas parcerias com músicos e DJs: “Tenho feito muito show acompanhando DJs e recebendo músicos amigos. Improviso bastante com o sax e a voz enquanto eles tocam. O nome do disco é ‘Carnaval Beach Club – Vol. 1’ porque decidi juntar essas músicas durante a experiência que vivi no Carnaval de 2013: fiz shows nesse formato no Rio de Janeiro e percebi o quanto o público curte essa mistura da música eletrônica com a orgânica. Além de DJs como o Rafael Nazareth e o Victor Ribeiro, teve Seu Jorge e outros músicos amigos. Me senti em um beach club carioca.”

Outra participação que Sha trouxe para o CD foi a de Daniel Gonzaga. O herdeiro de Gonzaguinha homenageia o avô Luiz Gonzaga na versão eletro baião de “Asa Branca”. Antes de cantar a letra original, Daniel conta que Gonzagão lhe dizia: “Isso é raro: chuva no sertão. Coisa mais linda! Nunca esqueça do povo. O povo é o coração da gente.” Dono do ritmo, Sha reitera a homenagem ao Rei do Baião: “Ele foi o primeiro DJ do Brasil! Ele colocava a galera pra dançar. Além da homenagem, pensei em, de alguma forma, trazer ele para uma galera que não conhece.”

Das 10 faixas, três foram compostas em parceria com o produtor do álbum ao lado de Sha, André Bastos. São elas: “Disco Rio”; “Sapucaí”; e “Feel Your Soul”. Esta última tem autoria também de Rafael Nazareth. As trocas de experiências eram feitas pela rede, mas houve um encontro definitivo com o DJ e produtor de São Paulo. “Passei uma semana lá para finalizarmos o disco”, conta Sha.

Os DJs são alguns dos parceiros mais fiéis nos palcos e nos álbuns de Sha. Com participações em eventos ao lado de tops como Tiesto e Calvin Harris no currículo, no disco ele mostra a importância desses profissionais da música. Lancaster e Maurício Oliveira, do Drone Brous, aparecem como coautores e produtores de “House of Sha” e o DJ Papagaio, de “Sueste Beach”. Com Victor Ribeiro & Gomoha, Sha compôs e produziu “Diamond” e, com Marcelo Vig, “Yemanjá”. A única filha de um pai só (no quesito produção) é “Only Love”, a primeira música do álbum. Destaque para a voz de Rodrigo, cuja sonoridade mostra que esse é também um instrumento que ele sabe tocar. A ótima composição de Sha, Carlinhos Brown e Philippe Neiva – que saiu de uma leva feita pelos três para o álbum “Afro2Brazilians”, ainda por ser lançado – proporciona aquela vontade de ouvir o disco do início ao fim da qual ele mesmo falou.

Com tanto ritmo na veia, só falta Rodrigo Sha parar para descansar enquanto nós curtirmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>