Marisa Monte: a estreia e sua descoberta como compositora

Posted by Jorge Davidson Category: Colaborações Tag:

Jorge Davidson e Marisa MonteMarisa Monte vinha fazendo shows no Rio e atraindo as atenções de apaixonados por boa música e também de executivos de várias gravadoras. Eu e Beto Boaventura éramos, na época, dois dos executivos mais jovens do mercado fonográfico. E nós estávamos desenvolvendo um novo elenco na companhia, onde já haviam despontado Blitz, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. Depois de ser cortejada por todos, ela decidiu firmar parceria com a EMI-Odeon. Na hora de assinar o contrato, era comum a companhia oferecer um adiantamento ou até mesmo luvas. Com a Marisa não seria diferente. Mais gentil ainda e muito elegante, ela agradeceu e disse que preferia que o investimento fosse direcionado ao lançamento. Marisa talvez estivesse se defendendo de qualquer possível interferência da companhia em seu processo criativo. Não houve constrangimento, mas nós que estávamos acostumados com artistas querendo sempre o tal do adiantamento, tivemos uma grande e grata surpresa.

Quando o primeiro álbum da Marisa Monte estava para ficar pronto, eu já considerava “Bem que quis” um sucesso em potencial. Em conversa com Nelson Motta, produtor de Marisa na época, expus esse ponto de vista. Ele e Marisa sugeriram que fizéssemos um disco promocional duplo com “Bem que se quis” de um lado e “Comida” do outro. Dessa forma, atacaríamos nas rádios de MPB e nas de rock. Mas esse não era o tipo de estratégia que estávamos acostumados a usar na gravadora. Normalmente, lançávamos o produto e focávamos na divulgação de uma música. Falei para o Nelsinho: “Estou convencido de que ‘Bem que se quis’ vai ser um hit.” E ele respondeu: “Eu também, mas não conta pra ninguém.” Dei uma risada e deixei rolar. “Bem que se quis” entrou na trilha sonora da novela O Salvador da Pátria e o disco de estreia da Marisa vendeu, só naquela época, 450 mil cópias.

Quando começamos a planejar a produção do segundo álbum da Marisa Monte, o “Mais”, num dos primeiros encontros, o empresário da cantora, Leonardo Netto, me trouxe uma grande surpresa: “Marisinha está estudando violão e já compôs sua primeira música. Quer ouvir?” Providenciamos um violão e Marisa tocou e cantou “Eu sei”. A primeira composição de Marisa Monte se tornou um grande hit e eu fui um dos primeiros a ver surgir uma nova compositora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>