Evandro Navarro estreia no Rio com a ex-The Voice Karla da Silva

Posted by Chris Fuscaldo Category: Entrevistas Tag:

Evandro NavarroImagine abandonar o lugar onde viveu por 32 anos e no qual consolidou uma carreira e começar uma nova vida em outra cidade? Parece loucura, né? Mas não para um mineiro de Muzambinho que radicou-se com a família em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, mas se apaixonou pela música do Rio de Janeiro. Evandro Navarro está morando na Cidade Maravilhosa há três meses e a prova de que ele já se adaptou é a quantidade de músicas que já compôs inspirado pelo encontro do mar com as montanhas. Parte delas o músico vai apresentar no seu show de estreia no Rio, “Chegando e Chegados – Evandro Navarro e Convidados”, nesta quinta-feira (06/06), às 20h, na Sala Baden Powell (Av. Nossa Senhora de Copacabana,360), com ingressos a R$ 30.

“Esse é meu 27º ano de carreira como músico e compositor, mas meu trabalho ficava muito em Ribeirão Preto. Eu precisava ter noção de como seria trazer minhas músicas para outro lugar. O Rio está sendo ótimo comigo. As pessoas para as quais estou mostrando meu trabalho têm me surpreendido com os elogios. Isso me motiva, me encoraja como artista e me inspira. Aqui, escrevo diariamente, componho loucamente. Ah, e tem os lugares e as histórias sobre as quais nós do interior sempre ouvimos e agora estou podendo conhecer de perto”, diz Evandro.

O músico chegou a vir algumas vezes entre 2010 e 2012. A primeira canção que compôs para o Rio surgiu na primeira visita: com “Mais Que o Mar”, ele vai abrir o show de quinta-feira. “Na Ladeira do Ary” é uma homenagem a Ary Barroso e ao Leme, local escolhido por Evandro para morar. Foi nas redondezas que ele conheceu Miguelzinho do Cavaco, com quem aprendeu a gostar de samba e que vai participar do show: “Esse cara é uma lenda na minha vida. Andamos juntos pra todo lado. Ele tem 68 anos e vai ser o mais antigo no palco. Conheci ele quando vim ao Rio pela primeira vez, em abril de 2010. Tenho composto sambas e coisas em homenagem ao Miguel. Já fiz cinco músicas pra ele, entre elas ‘O Começo de uma Velha Amizade’ e ‘Amigo do Peito’, que vou tocar no show”.

Os mais jovens dos quais Evandro fala são os outros músicos que participarão do show. O compositor vai ser acompanhado por Rubinho Jacob, violonista que acaba de chegar de uma temporada de 20 anos na Itália, e receberá a ex-participante do The Voice Karla da Silva para cantar “Duas Palavrinhas”, música de Evandro que estará no disco dela. “A Karla tá sendo minha primeira intérprete no Rio. Tenho 75 músicas gravadas na minha região. O primeiro lá foi Beto Godoi. Aqui é Karla da Silva.”

Um reencontro mágico vai ser com o trompetista Leandro Joaquim, músico com quem Evandro já trabalhou em Ribeirão Preto uns 15 anos atrás. Ele está no Rio há oito e já tocou com o Cidade Negra, com Jards Macalé, com o grupo Parafernália etc. Gloria Calvente é outra cantora que interpretará música de Evandro, assim como a portuguesa Rita Porto. “Conheci a Rita há muito pouco tempo. Estou feliz com esses encontros”. comenta Evandro.

Evandro Navarro tem cinco CDs entre coletâneas, discos em que atua como compositor e um em que também toca e canta. Influenciado pela música mineira de Lô Borges e Beto Guedes, mas fã da Bossa Nova desde que um professor de violão lhe apresentou a música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, o músico só pensa em conseguir viver só de suas composições. “Tenho vontade de conseguir ir ficando no Rio e plantando sementes. Meu sonho é modesto, no Rio ou não. Ainda sobrevivo de tocar em bar, em eventos, dando aulas de violão. Não penso em sucesso, mas em viver dignamente do que eu componho.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>