‘Sonho Meu’, de Délcio Carvalho, ganha novos ares por Marcelo Guima

Marcelo Guima e Délcio Carvalho - 2 CompassosHá pouco mais de 20 anos tocando violão em concertos, shows com bandas, gravações, seja no Brasil ou em outros países, Marcelo Guima começou a ensaiar sua atuação como compositor de letras não faz muito tempo. Quando pegou uma intimidade maior com Délcio Carvalho, durante uma das entrevistas que fez com ele para seus programas de rádio, e o sambista o convidou para formar com ele juntos um duo, o violonista carioca viu ali a possibilidade de fazer algo muito diferente do que ele e o novo parceiro estavam acostumados. O resultado desse encontro está no disco “2 Compassos”, que a dupla lança no Studio RJ (Av. Vieira Souto, 110, Arpoador) nesta terça-feira (21/05), às 21h30, com ingresso a R$ 60 e R$ 30 (meia).

“Délcio tem uma obra preciosa, mas eu queria apresentá-la de uma forma mais de câmara, com bons músicos e com acabamentos interessantes. Repaginei os arranjos para os cinco clássicos que selecionamos. Tirei um pouco do samba e diminuí o andamento para mostrar com clareza a beleza poética e a musical. É musica brasileira mesmo, na veia! É samba, mas com o acordeon do Toninho Ferragutti, baixo de Arthur Maia e percussão do Marco Suzano”, conta Guima.

Metade do disco é de músicas inéditas de Marcelo Guima e a outra parte, de clássicos do Délcio: o tango “Jamais”, o baião “Vestido Novo”, a valsa “O Amor da Gente” e o fado xoteado “Lembranças Suas” dão novos ares às eternas “Alvorecer”, “Acreditar”, “Sonho Meu” e “Liberdade”. Parcerias dos dois, o baião “Luar” e a marchinha “Deixa Estar” também estão no disco e no repertório do show, que terá Arthur, Suzano e, na ausência de Ferragutti, Adaury Jr. o substituindo no acordeon.

“Délcio tem 74 anos e eu, 46. Sou um cara de uma geração mais nova que quis trazer as músicas do Délcio para o contemporâneo e ele recebeu muito bem. ‘Sonho Meu’ (já gravada por Maria Bethânia) tem uma introdução bem diferente. Somos dois compassos totalmente diferentes. Eu aprendi muito e talvez ele também tenha aprendido um pouco comigo. Mas, antes de apreciar e construir na diferença, já tinha a amizade e o amor”, declara Guima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>