Tão épica quanto a adaptação hollywoodiana do musical “Os Miseráveis” para o cinema é a trilha sonora do filme dirigido por Tom Hooper. Lançado pela Universal, o disco consegue emocionar com clássicos como “I Dreamed a Dream”. Essa marca um dos momentos mais emocionantes do longa baseado na obra publicada em 1862 pelo francês Victor Hugo: cantada por Anne Hathaway, a intérprete de Fantine, ela mostra o drama da mãe solteira oprimida e massacrada pelos preconceitos da sociedade francesa da primeira metade do século XIX. Ponto para Hathaway!
É bem no início do filme que os personagens principais, e rivais, aparecem. O álbum começa com “Look Down”, o tema dos prisioneiros escravizados que tem também versos interpretados pelo inspetor Javert, vivido por Russel Crowe, a voz menos expressiva do disco. O Jean Valjean de Hugh Jackman é sem dúvida uma das melhores figuras dessa produção e o ator dá força às canções com sua voz, entre elas esta que ele canta enquanto, acorrentado, carrega peso. A única inédita da trilha de Os Miseráveis, “Suddenly”, é outra com o ex-Wolverine que merece destaque: a música foi indicada ao Oscar na categoria melhor canção original.
O CD contém 20 faixas com as vozes dos atores. Vale lembrar que o diretor inovou ao pedir que o elenco cantasse durante as gravações, quebrando a tradição dos filmes musicais de se registrar as músicas em estúdio para, depois, encaixá-las às cenas. Valeu a pena experimentar. Se você se emocionou assistindo na telona à pequena Isabelle Allen como Cosette criança, desejando um castelo nas nuvens enquanto canta “Castle on a Cloud”, vai se arrepiar ouvindo a música também. É ela na capa do CD. O casal apaixonado formado por Cosette e Marius (Amanda Seyfried e Eddie Redmayne) também arrasa em “In My Life – A Heart Full of Love”, que ganha um toque especial da sofrida Eponine (Samantha Barks), que ama Marius, que ama Cosette.
Direto da Ilha de Man, no Reino Unido, Samantha Barks foi uma ótima escolha para a composição do elenco. Sua história começa no BBC Talent show, no qual conquistou o terceiro lugar. O vozeirão a levou ao cinema e sua estreia acontece exatamente em “Os Miseráveis”. Belo trabalho o da moça! Vale lembrar que a americana que interpreta Cosette já tinha experimentado os musicais quando viveu Sophie em “Mamma Mia!” O casal mais malandro do filme é também o mais engraçado. E a música de Helena Bonham Carter (Madame Thénardier), Sacha Baron Cohen (Thénardier), “Master of the House”, é ótima!