Quem se lembra e sente saudade dos filmes do “terrir”? Um dos mestres do gênero, que mistura terror e humor e fez muito sucesso nas décadas de 70 e 80, Ivan Cardoso está de volta. E, agora, na música. O cineasta assinou a direção do clipe do primeiro single da Vespas Mandarinas, “Cobra de Vidro”, que estará no álbum de estreia, produzido por Rafael Ramos. Formada por Chuck Hipolitho (guitarra e voz), Thadeu Meneghini (guitarra e voz), Flavio Guarnieri (baixo) e André Dea (bateria), a banda lança o disco “Animal Nacional” ainda esse mês.
“O Ivan é um intelectual do cinema brasileiro que vive sua arte 24 horas por dia e já teve na sua história um encontro com o sucesso popular sem abrir mão de suas convicções artísticas e de seus valores. Gravar o clipe com ele foi uma experiência à parte. Ele é o tipo de artista que busca o acidente, ou seja, dentro do seu processo de criação existe espaço para o inesperado e para a pulsação do momento”, conta Thadeu Meneghini.
O clipe começa com título e créditos num fundo escuro e sinistro com uma música incidental ao fundo bem ao estilo da época. De repente, uma trovoada “aterrorizante” e aparece o Homem Inseto, interpretado por Gurcius Gewdner. Eis que entra a banda, tocando e “sofrendo” efeitos diversos. O pé do baterista é cabeludo como o do Lobisomem e os olhos dos integrantes viram óculos esquisitos. Cenas de filmes intercalam com as da banda tocando. Até o momento em que o inseto gigante reaparece, ocupando o lugar do guitarrista e vocalista. Sinistro, né?
Para relembrar: entre os filmes de Ivan Cardoso estão “Nosferato in Brazil” (1970), “O Segredo da Múmia” (1982), “As Sete Vampiras” (1986) e “O Escorpião Escarlate” (1990).
Assista ao clipe: