A história da música através de desenhos de Pablo Morales de los Rios

Sensacional o vídeo “Lecciones ilustradas”, de Pablo Morales de los Rios, que no Youtube está descrito como: “Vida del arte musical occidental desde los inicios de la Humanidad hasta nuestra era, pasando rápidamente por la música antigua, la clásica, el jazz, el blues, el rock, el metal o la electrónica”.

Com roteiro, ilustrações e edição do cineasta e desenhista espanhol, a aula ilustrada a que deu o nome de “História de la Música” mostra a história da música desde seu nascimento, há mais de 50 mil anos com os povos primitivos, até o surgimento da música eletrônica de bandas como New Order e dos sintetizadores de nomes como Chemical Brothers. Em desenhos, o vídeo conta que foi na Antiguidade que surgiram as sete primeiras notas musicais. Os gregos e romanos são citados no vídeo que passa pela Idade Média, em que o monge italiano Guido d’Arezzo batizou as notas com os nomes que conhecemos hoje: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.

Pablo ilustra também o Renascimento, lembrando que são desta época as músicas de William Byrd, H. Schütz e Victoria, e o Barroco, em que surgiu o baixo contínuo (saiba mais). E a ópera? “Orfeu” também está representado nos desenhos do espanhol, assim como Vivaldi, que viveu de 1678 a 1742. O classicismo e suas grandes orquestras, Beethoven (1770 a 1827), o Romantismo, Debussy e o dodecafonismo, e, finalmente, o Jazz de Nova Orleans, com Louis Armstrong e Ella Fitzgerald também estão no vídeo.

Se chegou até aí, claro que Pablo não deixaria de lado o blues e o rock, com seus novos instrumentos elétricos e com Chuck Berry e Elvis Presley. A invasão britânica também foi ilustrada, com os Beatles em destaque, e até o hard rock do Led Zeppelin apareceu no filme. Pablo finaliza seu curta citando a música eletrônica e formando, com todos os pequenos desenhos, uma ilustração belíssima de um instrumento. Quer saber qual é? Assista!

One thought on “A história da música através de desenhos de Pablo Morales de los Rios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>