Terças Notáveis promove papos com artistas, jornalistas e pesquisadores

Posted by Chris Fuscaldo Category: Shows e eventos

A dica para o mês de agosto é o evento Terças Notáveis, que tem ocupado o Miranda com muita conversa sobre música. Esta semana, Jorge Mautner falou a Mariano Marovatto (músico e apresentador de TV) sobre sua parceria de mais de 40 anos com Nelson Jacobina, falecido em maio. Acompanhado do violonista Glad Azevedo, Mautner interpretou alguns de seus hits (“Maracatu Atômico”, “Lágrimas Negras” etc) e fez a plateia rir e se emocionar com sua histórias.

Em agosto, o Terças Notáveis receberá: Anna Ratto em bate papo com o jornalista Leonardo Lichote e show com participação de Roberta Sá (07/08); Guinga em conversa com Paulo Costa e Silva sobre seu trabalho e tocando algumas músicas de seu repertório (14/08); o escritor e pesquisador Vagner Fernandes falando do disco “Alvorecer” e Rita Benneditto interpretando algumas canções deste clássico de Clara Nunes, que faria 70 anos em agosto (21/08); Adriana Calcanhotto conversando com o pesquisador Júlio Diniz sobre seu trabalho e interpretando alguns de seus sucessos (28/08).

Júlio Diniz é Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio (1995), com Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela Universidad de Salamanca, Espanha (2000). Foi diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio e é professor associado na Área de Estudos de Literatura. Coordenador geral do Núcleo de Estudos em Literatura e Música (NELIM/PUC-Rio), realiza consultorias e projetos para instituições públicas e privadas, ONGs e empresas (Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e de Cultura, Rede Globo, Petrobras, Ampla e Leia Brasil). Publicou inúmeros artigos, ensaios e livros no Brasil e no exterior sobre a relação entre literatura e música popular. Participou como coordenador geral da pesquisa de conteúdo do longa-metragem “Palavra en-cantada”, dirigido por Helena Solberg (2008). Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (2004-2006) e é pesquisador do CNPq. Ele é quem produz o Terças Notáveis ao lado de Adriana Maciel e Miguel Jost.

Adriana Maciel é graduada em Letras (2008) e mestre em Literatura Brasileira (2011) pela PUC-Rio, onde cursa, atualmente, o doutorado. É pesquisadora do NELIM na PUC-Rio. Cursou também a Faculdade de Música da Universidade de Brasília (UnB). Cantora e flautista, apresenta-se frequentemente em shows e gravou quatro CDs: Adriana Maciel (1998), Sozinha Minha (2001), Poeira Leve (2004) e Dez Canções (2008).

Miguel Jost  é Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Estudos de Literatura pela PUC-Rio. Em 2008 organizou os livros “Samba Falado – crônicas musicais de Vinicius de Moraes” e “Entrevistas do Bondinho”, ambos publicados pela Azougue Editorial. É pesquisador do NELIM na PUC-Rio e consultor de vários projetos na área de cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>