Em ‘Easy Star’s Lonely Hearts Dub Band’, grupo mistura Beatles com Jamaica

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos Tag:

capa

Já faz uns cinco ou seis anos que o álbum “Dub Side of the Moon” ganhou as melhores cotações nas páginas de crítica dos jornais brasileiros. A versão em dub do clássico do Pink Floyd “Dark Side of The Moon” revolucionou o mundo do reggae pelas mãos do Easy Star All-Stars. Faz pouco menos de um mês que chegou às minhas mãos o resultado de uma nova (mas não tanto) aventura do grupo novaiorquino, só que desta vez pelo universo dos Beatles. O álbum “Easy Star’s Lonely Hearts Dub Band” traz a releitura de todo o repertório do “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” seguindo o estilo consagrado na Jamaica. Se o original foi um disco que mudou a história do rock por todas as suas inovações, este tributo não fica atrás no quesito experimentação.

“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967) foi o oitavo álbum lançado pelos Beatles e o mais influente, pois trazia, além de uma nova técnica de gravação, sons diferentes como o da cítara. Na versão dub, o instrumento indiano também foi usado na canção “Within You Without You”, só que cheia de efeitos. No disco essa canção é embalada (sim, porque o reggae e o dub embalam) por Matisyahu, judeu americano que canta ensinamentos do judaísmo em suas músicas. Aliás, cada canção de “Easy Star´s Lonely Hearts Dub Band” traz um vocalista para dar sua interpretação. O Steel Pulse, por exemplo, está na faixa “Good Morning Good Morning” e Michael Rose, do grupo Black Uhuru, interpreta “A Day in the Life” junto a Menny More. Assim como o disco original, o CD tem como faixa 12 “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)”, que é praticamente um teaser da primeira música do repertório, com quase um minuto a menos e só o refrão na voz de diversos outros vocalistas além da de Junior Jazz (que na faixa de abertura canta sozinho).

O álbum foi finalizado, nos Estados Unidos, em 2009, mas não faz muito tempo que o Brasil pôde ter acesso a esse registro tão importante para o reggae através do lançamento pela gravadora Coqueiro Verde. A capa também traz um bumbo de bateria, com o nome do dico e folhinhas de cannabis sativa. A plantinha da maconha está também no jardinzinho onde, no disco original, está escrito Beatles. Atrás do pedaço de instrumento aparecem três rastafáris, ou melhor, do nariz para baixo deles. O álbum foi produzido por Michael Goldwasser, com Eric Smith, Lem Oppenheimer & Remy Gerstein.

Veja quem canta qual faixa de “Easy Star´s Lonely Hearts Dub Band”:

1 – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band ft. Junior Jazz
2 – With a Little Help from My Friend ft. Luciano
3 – Lucy in the Sky with Diamond ft. Frankie Paul
4 – Getting Better ft. The Mighty Diamonds
5 – Fixing a Hole (Extended Dub Mix) ft. Max Romeo
6 – She’s Leaving Home ft. Kirsty Rock
7 – Being for the Benefit of Mr. Kite! ft. Ranking Roger
8 – Within You Without You ft. Matisyahu
9 – When I’m Sixty-Four (Extended Dub Mix) ft. Sugar Minott
10 – Lovely Rita ft. Bunny Rugs & U-Roy
11 – Good Morning Good Morning ft. Steel Pulse
12 – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)
13 – A Day in the Life ft. Michael Rose and Menny More

One thought on “Em ‘Easy Star’s Lonely Hearts Dub Band’, grupo mistura Beatles com Jamaica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>